Açoriano Oriental
Capoulas Santos espera em breve "luz verde" de Bruxelas aos apoios para leite e suinicultura
O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, disse hoje esperar que a "luz verde" formal da Comissão Europeia para os apoios ao setor do leite e da suinicultura chegue nos próximos dias.
Capoulas Santos espera em breve "luz verde" de Bruxelas aos apoios para leite e suinicultura

Autor: Lusa/AO Online

Falando em Bruxelas, onde decorre um Conselho de Ministros da União Europeia (UE), o governante lembrou que Portugal foi o primeiro Estado-membro a "notificar sobre ajudas de Estado nacionais".

"Aliás, só três Estados-membros o fizeram e, por isso, a Comissão Europeia não está propriamente afogada nesta matéria", argumentou.

Capoulas Santos acrescentou ainda que os contactos informais que realizou antecipam “luz verde” do executivo comunitário à linha de crédito de 20 milhões de euros e a redução das contribuições para a Segurança Social.

No Conselho de Ministros da UE debate-se ainda o bem-estar animal, com o ministro a relatar as discussões que têm decorrido em Portugal e o barómetro que confirma que "há uma preocupação crescente" com os direitos dos animais.

"É um debate que espero que permita tirar conclusões, designadamente a certificação dos produtos", disse o ministro, referindo-se à concorrência entre os países que fazem "investimentos adicionais para o bem-estar animal" e outros "sem essa preocupação".

Outro tema foi o contributo da agricultura para a mitigação das alterações climáticas.

O ministro recordou ainda estar em cima da mesa o embargo da Rússia aos produtos agrícolas e que deveria ser regionalizado o embargo sanitário a produtos da suinicultura, devido à peste suína africana registada na Polónia e nos países bálticos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados