Açoriano Oriental
Autárquicas
Candidato da IL a Ponta Delgada quer “repensar toda a circulação” na cidade

O candidato da IL à Câmara de Ponta Delgada, Luís Miguel Quental, disse ser necessário “repensar toda a circulação” para garantir uma “cidade sustentável”, defendo a criação de uma central de camionagem e de um passe intermodal.

Candidato da IL a Ponta Delgada quer “repensar toda a circulação” na cidade

Autor: Lusa/AO Online

“Se queremos uma cidade sustentável, teremos de alguma forma repensar toda a circulação, seja de veículos ligeiros ou veículos de transportes coletivos. Temos de repensar a situação toda, até a própria deslocação das pessoas dentro da cidade”, afirmou à agência Lusa, após a entrega das listas autárquicas no Tribunal de Ponta Delgada.

O liberal defendeu ser necessário construir uma central de camionagem na cidade, uma “necessidade que não foi resolvida em 28 anos de um partido só”, disse, referindo-se à governação social-democrata em Ponta Delgada.

“Nós queremos ver se resolvemos nesse mandato essa questão da central de camionagem, seja qual for a solução adotada”, afirmou.

Luís Miguel Quental defendeu uma “solução integrada” para a mobilidade entre o centro de Ponta Delgada e as restantes freguesias, que inclua as empresas de transportes privadas e a rede de transporte público.

“Temos de tomar decisões no sentido de alguma forma tirarmos os carros da cidade naquilo que é possível, mas também criar alternativas e soluções para as pessoas”, realçou.

O candidato propôs a criação de um “passe intermodal” que inclua a viagem entre as freguesias e a futura central de camionagem (operada por um transporte coletivo privado) e entre a central de camionagem e o centro da cidade, através dos mini-bus (a rede de transportes públicos coletivos da Câmara Municipal que opera na zona urbana da cidade).

“Uma pessoa que venha da freguesia dos Mosteiros compra um bilhete com o valor todo integrado. A pessoa sai na central de camionagem, vindo do transporte coletivo da sua freguesia e depois apanha a mini-bus e chega ao seu local sempre pelo mesmo custo e sem burocracias”, explicou.

Luís Miguel Quental, 48 anos, é técnico na transportadora aérea regional SATA.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados