"Campeonato Nacional de Trauma e de Desencarceramento traz prestígio aos Açores"

"Campeonato Nacional de Trauma e de Desencarceramento traz prestígio aos Açores"

 

Susete Rodrigues/AO Online   Regional   7 de Mai de 2019, 18:15

O secretário regional da Saúde destacou, esta terça-feira, o prestígio e a visibilidade que o Campeonato Nacional de Trauma e de Desencarceramento, que decorre na Praia da Vitória de 17 a 19 de maio, vai possibilitar aos Açores.

“Trata-se de uma prova de alto nível de competição, que vai mobilizar 25 equipas de todo o país, que, ao darem o seu melhor, acabam por aprofundar técnicas e competências no socorro prestado à vítima”, afirmou Rui Luís, que falava a apresentação do evento, na Praia da Vitoria.



Este encontro, que conta com a presença de 16 equipas de Trauma, entre as quais quatro açorianas, e nove equipas de Desencarceramento, envolvendo um total de cerca de três centenas de pessoas, permitirá o apuramento das equipas que concorrem ao Campeonato do Mundo do Trauma, a disputar em setembro, em França.



Citado em  nota do executivo enviada , Rui Luís salientou ser "uma honra para a Região poder ser palco desta prova, organizada pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, com a colaboração do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores”.



Para o responsável pela pasta da Proteção Civil, este evento é reflexo do investimento que tem sido realizado na formação aos corpos de bombeiros dos Açores e dos resultados que têm sido alcançados, a nível nacional e internacional, pelas equipas açorianas.



“Lembro, a título de exemplo, os resultados obtidos pela equipa de Trauma da Associação de Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória, que foi campeã do Mundo em 2017, na Roménia, e vice-campeã do Mundo em 2018, numa competição realizada na África do Sul”, destacou.



Rui Luís sublinhou ainda a oportunidade que os participantes nestas provas têm de avaliar técnicas e de utilizar as ferramentas utilizadas em situações reais de salvamento.



Durante os dois dias de competição estará também disponível uma exposição com equipamentos, ferramentas e fardamentos inovadores utilizados pelas corporações de bombeiros.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.