Açoriano Oriental
Campanhas de sensibilização de banhistas nos Açores chegam a todas as ilhas

As campanhas de prevenção e sensibilização da Associação de Nadadores-Salvadores dos Açores (ANSA) sobre os principais cuidados que os banhistas devem ter chegaram este ano, pela primeira vez, às nove ilhas do arquipélago.

Campanhas de sensibilização de banhistas nos Açores chegam a todas as ilhas

Autor: Lusa/Ao online

O programa de prevenção da ANSA envolve ações de sensibilização, em parceria com a Autoridade Marítima Nacional, desde 2010, em várias ilhas dos Açores. A cobertura de todo o arquipélago é, no entanto, uma novidade deste ano.

A iniciativa prevê uma fase de sensibilização junto das escolas; uma segunda etapa que decorre também com crianças durante a época balnear e prossegue com o Programa NS Júnior, para recrutar jovens de vários concelhos da ilha de São Miguel; e termina, em agosto, com a realização de simulacros de salvamento em vários concelhos da região.

O número de nadadores-salvadores na região tem vindo a aumentar, encontrando-se, atualmente, nos cerca de 150, o que representa um aumento em relação aos últimos dois anos.

A escassez de nadadores tem sido registada principalmente nas ilhas com menos habitantes, onde o esforço de sensibilização “tem sido muito grande”, afirmou o presidente da associação, Roberto Sá, em declarações à Lusa.

“Há uma melhoria, embora possamos afirmar que a situação ainda não está resolvida, mas já temos aqui uma estratégia e penso que estamos no caminho certo”, sublinhou.

Outro dos esforços da ANSA passa por dar formação a praticantes de surf e bobyboard, para que estes estejam preparados para socorrer banhistas que vão tomar banho fora da época balnear e para que saibam acionar os meios de emergência.

O presidente da ANSA faz um balanço positivo do trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

“Nota-se, claramente, que há uma evolução, não só no comportamento dos banhistas de todas as idades – hoje em dia eles respeitam muito mais o nadador-salvador -, [mas também] devido à evolução que há no trabalho desenvolvido pelos nadadores-salvadores”, referiu.

As campanhas da associação acontecem desde 2010 e contam com a colaboração de várias entidades, como o Governo Regional, a Autoridade Marítima Nacional, as cooperações de bombeiros locais e as autarquias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados