Açoriano Oriental
Saúde
Campanha de informação sobre vacina da gripe lançada hoje
A campanha de informação sobre a vacina contra a gripe é lançada hoje pela Direcção-Geral da Saúde (DGS), sendo especialmente dirigida à população com mais de 65 anos, portadores de doenças crónicas e profissionais de saúde.

Autor: Lusa/AO online
Tendo como lema "Gripe proteja-se - Faça chuva ou faça Sol, vacine-se a partir de Outubro e até ao final do Inverno", a campanha pretende sensibilizar a população para a prevenção da gripe sazonal da época 2008/2009, através da vacinação.

    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente entre 5 e 15 por cento da população mundial é infectada pelo vírus da gripe. Em Portugal, os meses de maior incidência da doença são entre Dezembro e Fevereiro.

    A DGS recomenda que a vacina contra a gripe sazonal seja administrada a partir de Outubro aos grupos alvo: população com mais de 65 anos, portadores de doenças crónicas e profissionais de saúde.

    As receitas médicas prescritas com a vacina contra a gripe em 2008 terão o prazo de validade prolongado, para permitir a compra da vacina nas farmácias até ao fim de Dezembro. Este ano estarão disponíveis cerca de um milhão e seiscentas mil vacinas, segundo a DGS.

    Como o vírus é transmitido através de partículas de saliva de um doente, expelidas através da tosse e dos espirros, mas também por contacto directo, através das mãos, a DGS recomenda que as pessoas com gripe se resguardem e adoptem medidas de higiene respiratória para evitar a transmissão da doença.

    O Serviço Saúde 24, através do telefone 808 24 24 24, está agora também disponível para esclarecer dúvidas sobre a gripe, a vacinação e os cuidados a ter para evitar a transmissão da doença.

    A campanha da vacina contra a gripe é promovida pela Direcção-Geral da Saúde, com o apoio da APIFARMA, Ordem dos Farmacêuticos, Ordem dos Médicos, Associação Nacional das Farmácias, Groquifar e Fecofar.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados