Açoriano Oriental
Câmara decide abater árvore notável por risco de queda iminente

A Câmara Municipal de Ponta Delgada informou ontem que decidiu abater e remover uma árvore - uma Nolina (Beaucarnea recurvata), na rua Nova da Misericórdia, freguesia de São Pedro, por causa do risco elevado de queda iminente.

Câmara decide abater árvore notável por risco de queda iminente

Autor: Paula Gouveia

Segundo nota da autarquia, no dia 30, “o Serviço Municipal de Proteção Civil alertou a Divisão de Desenvolvimento e Monitorização de Equipamentos Municipais para uma situação de perigo iminente envolvendo um exemplar botânico notável, (...) de elevado interesse e valor dado o seu majestoso porte, idade e beleza”. E, na sequência desse alerta, “os serviços da autarquia deslocaram-se ao local e constataram que, na sequência da chuva intensa dos últimos dias, surgiu a abertura de uma cratera com cerca de 0,50 m de altura, por baixo do referido exemplar, além do apodrecimento e destaque do sistema radicular em mais de 50% e uma inclinação significativa do tronco”.

Foi solicitada a presença de um representante da Direção Regional dos Serviços Florestais e, durante a visita ao local, foi decidido proceder, de imediato, ao seu abate, “face ao risco elevado de queda iminente”, e por estar em risco a segurança de pessoas e bens, não havendo forma de salvaguardar a árvore. A Câmara vai proceder à replantação de preferência de um exemplar da mesma espécie.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados