Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada recebe "primeira planta biotecnológica do mundo" de empresa local

A empresa de investigação biotecnológica Algicel ofereceu à Câmara de Ponta Delgada "a primeira planta biotecnológica do mundo" criada "numa unidade piloto e concebida em dois meses, resultante da combinação de duas tecnologias".

Câmara de Ponta Delgada recebe "primeira planta biotecnológica do mundo" de empresa local

Autor: Lusa/AO Online

Numa nota enviada às redações, a Câmara de Ponta Delgada explica que a planta foi "criada na unidade piloto situada no Parque Industrial dos Portões Vermelhos", na ilha de São Miguel, e "foi concebida em dois meses", através "da combinação de duas tecnologias, painel solar e fotobioreactor inoculado com microalgas".

A planta "captura energia solar, faz fotossíntese, sequestra CO2 e liberta oxigénio", especifica a autarquia.

A oferta foi feita durante uma visita da presidente cessante da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, à unidade piloto, à escala industrial, para o cultivo de microalgas em fotobioreactores fechados.

No espaço é produzida a microalga de água doce "aematococcus pluvialis", com o objetivo de extrair a substância asta-xantina, "dotada de propriedades preventivas e/ou tratamento de diversas situações de âmbito da saúde humana", adianta a nota.

Esta substância detém, em particular, "a propriedade de ser o antioxidante mais potente que existe, quer na natureza, quer artificial", acrescenta.

A autarca de Ponta Delgada, citada na nota, realçou "o espírito empreendedor dos investidores Maria Helena Pereira da Silva, Luís Filipe Teves e Gonçalo Mota e o facto de este ser um projeto que atesta a riqueza dos Açores e de São Miguel, que não se esgota na natureza".

A empresa dispõe do Centro de Interpretação das Microalgas, onde os visitantes podem fazer uma preparação microscópica e uma visita guiada.



PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados