Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada investe 1,2 ME na requalificação de Avenida Mota Amaral
A Câmara de Ponta Delgada, vai investir 1,2 milhões de euros (ME) na requalificação da Avenida João Bosco Mota Amaral, introduzindo uma ciclovia, e a primeira fase da obra terá início em abril, foi hoje anunciado.
Câmara de Ponta Delgada investe 1,2 ME na requalificação de Avenida Mota Amaral

Autor: Lusa/AO Online

 

“Pretende-se iniciar a 1.ª fase de construção em abril e deverá ficar concluída até final do verão. Os trabalhos serão executados por administração direta, num valor de 150 mil euros”, afirmou a vereadora Fátima Rego Ponte na reunião de Câmara, hoje realizada, acrescentando que será criada uma ciclovia, espaços verdes e melhorada a iluminação.

Fátima Rego Ponte, que tem a responsabilidade do trânsito na autarquia, adiantou que a obra vai interligar as ciclovias existentes nas Portas do Mar e Avenida do Mar, sendo que a obra agora anunciada “pretende intervir em toda a área de domínio público municipal”.

“Foram convidadas três empresas para este projeto. A 21 dezembro de 2016 foi comunicado que a empresa vencedora era a RC Consultores”, disse.

A equipa projetista destacou que o pretendido foi requalificar a via, estimular as pessoas a andarem a pé ou de bicicleta, e apostar num crescimento sustentável.

A aposta recaiu na colocação de calçada portuguesa nos passeios para fazer desenhos de baleias com pedra de basalto (negra) e calcário (branca).

Além disso serão criadas zonas verdes, 24 lugares de estacionamento e uma estrutura de sobreamento, “tipo pérgula em formato circular”, junto ao Clube Naval de Ponta Delgada.

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro, rejeitou que esta seja uma obra eleitoralista, dada a realização de eleições autárquicas este ano.

“A vida continua independentemente das eleições e os processos decisórios na administração pública e local são muito burocráticos”, afirmou José Manuel Bolieiro, alegando que os processos têm de obedecer à fase de debate, apreciação pública e haver disponibilidade financeira.

Segundo disse, a segunda fase da obra prevê o reperfilamento da via de saída poente/nascente, que será neste primeiro momento prejudicada pelas obras, para se retomar as quatro faixas de circulação nesta avenida, junto à frente marítima da cidade.

Para a vereadora do PS Sónia Nicolau, há que reconhecer com agrado a intenção de requalificar este eixo de Ponta Delgada, mas este é um processo em que a cidade perdeu vários anos.

“Este é um processo que vem desde 2009 e que foi apresentado como forma de projeto em 2014. Fez parte de dois programas eleitorais do PS”, destacou Sónia Nicolau, acrescentando que “o PS tem visão”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados