Açoriano Oriental
Câmara de Ponta Delgada aprova dissolução de empresa municipal Cidade em Ação
A Câmara de Ponta Delgada, aprovou hoje a dissolução da empresa municipal Cidade em Ação, que gere equipamentos urbanos, e a internalização dos seus serviços e sete funcionários na autarquia.

Autor: Lusa/AO Online

 

À agência Lusa, o presidente da Câmara de Ponta Delgada, o social-democrata José Manuel Bolieiro, adiantou que o município deliberou ainda “manter a empresa Coliseu Micaelense, mas promover uma internalização parcial das suas atividades, aquelas que eram desenvolvidas anteriormente pela empresa Anima que, entretanto, foi fundida com a empresa Coliseu”, assim como de outros sete funcionários.

José Manuel Bolieiro adiantou que, desta forma, o município responde àquela que é “a preocupação que o país tem tido relativamente ao setor empresarial local que não tem sustentabilidade”, assumindo que “essa é uma dificuldade verificada no setor empresarial local de Ponta Delgada”, como sempre reconheceu.

Questionado sobre a empresa Azores Parque, que, além do parque empresarial tem um ninho de empresas, o autarca declarou que, neste caso, como envolve também capital social privado, o município ainda não tem “uma solução juridicamente consolidada”, estando esta situação a ser avaliada.

À pergunta se a situação do Azores Parque era para resolver ainda neste mandato – há eleições autárquicas a 01 de outubro –, José Manuel Bolieiro assegurou que, enquanto a autarquia “não tiver consolidação jurídica sobre o modo de processar”, não se precipitará “em soluções que sejam problemas”.

“Eu quero resolver de forma definitiva as questões mais problemáticas na gestão da câmara municipal”, acrescentou, acusando a oposição socialista de “estar a fazer um jogo político, porque se trata de um ano de eleições”.

Segundo José Manuel Bolieiro, “os vereadores do PS sempre se queixaram da situação financeira do setor empresarial local e quando se encontra a solução votam contra”.

O PS votou contra a dissolução e internalização da Cidade em Ação e absteve-se na internalização dos seus recursos humanos. Os vereadores da oposição votaram igualmente contra a internalização parcial do Coliseu Micaelense e abstiveram-se na parte dos trabalhadores.

O vereador socialista Nuno Miranda lamentou que a maioria tenha apresentado um estudo jurídico e não uma análise global do setor empresarial local, como exige o PS desde abril 2016, criticando que este não se debruce sobre a Azores Parque, “a empresa que maiores problemas tem no grupo municipal de Ponta Delgada”, referindo que o PS só entende “isto como sendo uma medida eleitoralista a três meses das eleições”.

“Não podemos compactuar com análises segmentadas, com decisões em cima do período eleitoral que não têm um panorama geral”, declarou Nuno Miranda.

A este propósito referiu que, no caso da Coliseu Micaelense, uma sala de espetáculos foi feita em 2012 em “fusão com a Anima, agora a fusão com a Anima é desfeita e são internalizados os serviços que pertenciam a Anima na câmara”.

“Fizemos já uma medida parcelar que não resultou e agora estamos a experimentar outro tipo de medidas sem termos o panorama geral de todo o setor”, acusou Nuno Miranda.

O vereador alertou ainda que “o que é criado é a necessidade do posto de trabalho, não a necessidade de aquele trabalhador ficar afeto àquele posto de trabalho”, referindo que tem de haver um concurso público para admissão de pessoal.

“Não existe uma entrada direta daqueles trabalhadores”, insistiu.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados