Açoriano Oriental
Calendário poético "on line" homenageia Afonso Duarte
Poemas e excertos literários de livros da biblioteca pessoal de Afonso Duarte integram um calendário poético "on-line", criado pela Câmara de Coimbra para homenagear o escritor nos 50 anos da sua morte.

Autor: Lusa / AO online
Intitulado "A Poesia dos Dias", este "poemário", que está associado ao "site" da Biblioteca Municipal de Coimbra (BMC), é composto por um calendário em que, diariamente, ao longo de 2008, é adicionado um poema ou um excerto literário retirado de obras da biblioteca particular de Afonso Duarte.
Segundo o vereador da Cultura da Câmara de Coimbra, Mário Nunes, trata-se de "uma selecção da poesia que terá acompanhado os dias de Afonso Duarte".
"O objectivo é dar conhecer o poeta através dos seus poemas e dos livros que ele leu no dia-a-dia", disse hoje Mário Nunes à agência Lusa, salientando que esta "iniciativa inédita" visa também estimular o gosto pela leitura.
O "poemário" on line está associado ao "site" da BMC, no endereço https://www.cm-coimbra.pt/biblioteca/.
Além do "calendário poético" são disponibilizados outros conteúdos relacionados com a vida e obra do escritor e com o Fundo Afonso Duarte da Biblioteca Municipal de Coimbra, "que importa divulgar também junto das novas gerações".
Afonso Duarte nasceu na Ereira (Montemor-o-Velho) a 01 de Janeiro de 1884 e morreu a 05 de Março de 1958 em Coimbra.
Nesta cidade, na sua casa na Rua João Jacinto ou à mesa do café, "manteve um intenso convívio literário com várias escolas e grupos que, ao longo da primeira metade do Século XX, animaram a vida literária coimbrã".
A Estante Afonso Duarte (na BMC) alberga a biblioteca particular do poeta.
Segundo informação facultada no referido "site", este espólio foi doado pelos irmãos e herdeiros do poeta à Biblioteca Municipal de Coimbra em 1959, concretizando um desejo do próprio Afonso Duarte.
Localizado na Galeria Armando Carneiro da Silva (Galeria das Doações), este núcleo bibliográfico é constituído por cerca de mil monografias e perto de 40 títulos de publicações periódicas.
Abrange essencialmente obras nas áreas da literatura (portuguesa, francesa, brasileira, estudos de teoria e crítica literária), filosofia, religião, psicologia, educação, ensino e pedagogia, arte (sobretudo desenho) e etnografia.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados