Açoriano Oriental
Cabo Verde recebe 18 milhões de euros da UE para combater desemprego
Cabo Verde vai receber 18 milhões de euros no âmbito de um projeto de combate ao desemprego nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, financiado pela União Europeia (UE), noticia hoje a imprensa local.
Cabo Verde recebe 18 milhões de euros da UE para combater desemprego

Autor: Lusa/AO Online

Segundo o presidente do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) cabo-verdiano, Vargas Melo, a verba vem no 11.º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e, no caso de Cabo Verde, destina-se a apoiar projetos de combate ao desemprego no país, que afeta cerca de 16% da população ativa, 34% deles jovens.

"Ainda desconhecemos os pormenores da implementação do projeto. Só temos a informação oficial de que há esse financiamento, avaliado em 18 milhões de euros. Estaremos a trabalhar com as nossas equipas para que Cabo Verde possa aproveitar o máximo que for possível, dentro do orçamento disponibilizado para o país", afirmou.

Vargas Melo lembrou que Cabo Verde, juntamente com Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, já tinha sido beneficiário do 10.º FED, no quadro de um projeto que apoiou o setor da formação profissional e emprego e que foi liderado pelo arquipélago cabo-verdiano.

"Tendo em conta os resultados, a UE entendeu continuar o financiamento no 11.º FED para beneficiar os cinco PALOP mais Timor-Leste na criação de estratégias para a criação do emprego, focalizado sobretudo no autoemprego e no empreendedorismo", explicou o presidente do IEFP.

Para além do FED, Vargas Melo garantiu que há outros fundos a serem disponibilizados no quadro do programa de apoio à estratégia nacional de criação de emprego, financiados pela cooperação luxemburguesa e pelas Nações Unidas.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados