Açoriano Oriental
Busto da República está desactualizado diz Joana Vasconcelos
A artista plástica Joana Vasconcelos considera que o busto da República deve ser alterado por estar "bastante desactualizado".
Busto da República está desactualizado diz Joana Vasconcelos

Autor: Lusa / AO online

"Porque a figura da República é a figura de uma época. Simboliza as mulheres de uma época e está muito ligada à escultura clássica europeia. É uma coisa bastante desactualizada", disse a artista plástica, em declarações à agência Lusa.

Para Joana Vasconcelos, membro da Comissão para as Comemorações do Centenário da República, a realizar-se um novo busto este devia retratar "uma mulher mais jovem, de outra época, uma mulher contemporânea".

Questionada pela Lusa sobre se faria esse trabalho, a artista plástica disse que a sua especialidade não é fazer bustos ou escultura figurativa mas admitiu poder fazê-lo.

"Nunca tinha pensado nisso (…). Seria um desafio", observou.

Para a artista plástica, entre os símbolos ultrapassados no busto da República conta-se o barrete frígio que nada tem a ver com Portugal.

"Faz sentido que naquela altura se tenha feito aquela representação, agora é que já não faz", opinou.

Enquanto elemento da Comissão para as Comemorações do Centenário da República, Joana Vasconcelos disse que não vai tomar qualquer iniciativa para a alteração do busto da República, apesar de defender a mudança.

Ao contrário do que tem acontecido em França, onde a efígie tem sido modificada ao longo dos tempos, inspirada em figuras públicas - como foi o caso de Brigitte Bardot, e, mais recentemente, Laetitia Casta - o busto português vai continuar inalterado.

O busto da República mais difundido em Portugal foi o da autoria do escultor José Simões de Almeida (1880-1950).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados