Açoriano Oriental
Portugal
Bruxelas prevê taxa de desemprego de 9%
A taxa de desemprego em Portugal deverá atingir os 9 por cento este ano e manter o mesmo valor em 2010, de acordo com as previsões económicas de Outono da Comissão Europeia, mais optimistas que as da Primavera.
Bruxelas prevê taxa de desemprego  de 9%

Autor: Lusa/AO Online

Nas projecções anteriores, divulgadas a 04 de Maio, o executivo comunitário projectava uma taxa de desemprego de 9,1 por cento este ano e 9,8 por cento em 2010.

A taxa de desemprego prevista para Portugal fica também abaixo daquela prevista por Bruxelas tanto para a UE a 27 como para a Zona Euro, que, de acordo com as projecções hoje divulgadas, deverá ser, respectivamente, de 9,1 e 9,5 por cento este ano, subindo para os 10,7 e 10,3 por cento em 2010.

Nas Previsões de Outono hoje divulgadas em Bruxelas, a Comissão Europeia estima que as economias da Zona Euro e da União Europeia vão registar este ano recuos na ordem dos 4 por cento, mas conhecerão já um ligeiro crescimento (0,7 por cento) em 2010, no que classifica como "o caminho da retoma gradual". A Comissão adverte, no entanto, que as condições do mercado de trabalho deverão continuar fracas, com a taxa de desemprego a ultrapassar os 10 por cento na Europa durante o próximo ano.

Bruxelas diz que é provável uma estabilização gradual no emprego em finais de 2010 ou inícios de 2011, quando a retoma se solidificar.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados