Açoriano Oriental
Bruxelas escolhe 4 projetos de investigação portugueses para financiamento por 'Teaming'
A Comissão Europeia divulgou 31 projetos de investigação, quatro dos quais portugueses, selecionados para financiamento do programa Horizonte 2020 ao abrigo do instrumento "Teaming", destinado a países que registam níveis baixos de investigação de excelência.

Autor: Lusa/AO online

 

“Pretendemos que os fundos do Programa Horizonte 2020 ajudem um conjunto tão vasto quanto possível de universidades e institutos de investigação em toda a Europa. Estamos determinados em não deixar para trás nenhuma região europeia em matéria de investigação e inovação”, disse, em comunicado, o comissário para a Investigação, Ciência e Inovação. Carlos Moedas.

O comissário salientou ainda que “o instrumento ‘Teaming’ passa agora a contribuir para alcançar este objetivo, através da criação de parcerias entre aqueles que já estão no topo e aqueles que dispõem de maior potencial”.

Os primeiros projetos selecionados para financiamento no âmbito do «Teaming» serão liderados por instituições ou agências ligadas à investigação, assim como por autoridades nacionais ou regionais.

Na fase 1 desta ação, os projetos receberão até 500 000 euros cada (14,5 milhões de euros no total) para preparar os planos operacionais dos novos centros de excelência ou para modernizar os existentes.

Foram já selecionados 31 projetos para preparar os planos operacionais dos novos centros de excelência, formando equipas com instituições de alto nível de toda a Europa.

Em Portugal, foram escolhidos quatro projetos, um na área da agricultura e os noutros na da medicina.

Dois dos projetos são coordenados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, um terceiro pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e o outro pela do Norte.

Os quatro são desenvolvidos em parceria com instituições de outros países.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados