Açoriano Oriental
Bruxelas disponível para aceitar redução temporária de produção de leite
A Comissão Europeia está disponível para autorizar a redução temporária da produção de leite sob uma base voluntária e um aumento dos apoios ao armazenamento, anunciou hoje o comissário europeu para a Agricultura, Phil Hogan.
Bruxelas disponível para aceitar redução temporária de produção de leite

Autor: Lusa/AO Online

 

Hogan, que participa hoje no Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia (UE), adiantou estar preparado para autorizar, "numa base temporária", acordos voluntários no setor dos laticínios para reduzir a produção, perante "uma situação de um desequilíbrio grave no mercado".

O comissário salientou que os detalhes têm ainda que ser finalizados, esperando poder apresentar uma proposta aos Estados-membros "muito em breve".

Ainda para o setor do leite, Bruxelas propõe-se duplicar os limites para a ajuda à armazenagem de leite em pó magro e de manteiga para, as 218 mil e as 100 mil toneladas, respetivamente.

Em relação à crise na suinicultura, o comissário disse estar disposto a criar um novo regime de ajuda para o armazenamento privado de carne de porco, cujos detalhes serão definidos mais tarde.

Também deverá ser criado um Observatório do Mercado da Carne para acompanhar as evoluções do preço da carne bovina e suína, à semelhança do que foi criado para o leite, quando terminou o regime de quotas de produção, a 31 de março de 2015.

Hogan salientou ainda o esforço que tem feito na procura de novos mercados para os produtores europeus e comprometeu-se a dar prioridade a negociações com o Banco Europeu de Investimento de modo a serem criados "instrumentos financeiros apropriados para apoiar o investimento de agricultores e transformadores nas suas empresas, de modo a melhorar a sua competitividade".

Os ministros da Agricultura da UE estão hoje reunidos em Bruxelas para tentar encontrar soluções para a crise dos setores do leite e da suinicultura, nomeadamente em Portugal.

O ministro Capoulas Santos salientou, à chegada à reunião, levar várias propostas, que preparou previamente com as organizações do setor, reconhecendo que "não é uma tarefa fácil" a que terá pela frente.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados