Presidência UE

Bruxelas apresenta hoje proposta de política marítima europeia


 

Lusa/ AO   Nacional   10 de Out de 2007, 06:19

A Comissão Europeia apresenta hoje, em Bruxelas, uma proposta de política marítima comum dos 27 que visa relacionar e integrar todas as temáticas que se prendem com os oceanos e mares da Europa.
Segundo disse à Lusa fonte comunitária, a existência de uma política marítima europeia integrada tornará a Europa capaz de enfrentar os desafios da globalização, das alterações climáticas, da degradação ambiental, da segurança energética e da sustentabilidade.

    A proposta será debatida em Lisboa, na reunião informal dos ministros dos 27 que tutelam os Assuntos do Mar, a 22 deste mês.

    Dos transportes ao aproveitamento da energia das ondas, passando pela pesca sustentada e o turismo, a proposta de Bruxelas quer enquadrar legalmente todas as actividades que passam pelo mar.

    A Europa tem 70.000 quilómetros de costa, sendo banhada por dois oceanos (Atlântico e Árctico) e quatro mares (Báltico, Mediterrâneo, Mar do Norte e Negro).

    Estimativas da União Europeia apontam para que as regiões marítimas representam 40 por cento do produto interno bruto (riqueza global) e da população dos 27.

    A adopção pelos 27 de uma política marítima europeia é uma das grandes apostas da presidência portuguesa da UE, que termina a 31 de Dezembro, e uma questão particularmente importante para um Estado com uma grande orla costeira, como Portugal.

Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.