Açoriano Oriental
Incêndios
Bombeiros portugueses e galegos cooperam
O Governo Civil de Braga e o seu congénere da província de Ourense, na Galiza, Espanha, activaram terça-feira o protocolo de cooperação que permite a entrada de bombeiros no território do país vizinho para combater ou prevenir incêndios.
Bombeiros portugueses e galegos cooperam

Autor: Lusa / AO online
O governador civil de Braga, Fernando Moniz, adiantou que os bombeiros e outras forças operacionais galegas têm desenvolvido acções preventivas junto à fronteira, podendo agora fazê-lo no próprio território do Parque Nacional português, se tal for necessário.

Fernando Moniz referiu à Lusa que o acordo regula, também, a cooperação entre os dois países, que permitiu, por exemplo, que dois aviões Canadair galegos tivessem sido hoje disponibilizados para ajudar ao combate dos incêndios que lavram nos Arcos de Valdevez e na Ponte da Barca.

A dimensão dos incêndios e a sua aproximação da fronteira galega – as chamas estão apenas a quatro quilómetros dos territórios dos concelhos galegos de Lobios e de Entrimo - estão a preocupar as autoridades galegas, que temem que o fogo salte para o outro lado da fronteira e atinjam os bosques do Parque Natural do Xurês, que confina com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados