Açoriano Oriental
Bombeiros gregos pedem retirada de populações devido aos incêndios
Os bombeiros gregos pediram hoje que sejam retiradas 3 500 pessoas de duas localidades da região de Ática, a 50 quilómetros de Atenas, face ao avanço de um incêndio que já destruiu várias casas vazias.

Autor: Lusa / AO online

O porta-voz do serviço de bombeiros, Gianis Kapakis, pediu aos habitantes de Gramatikos e Varnavas, no leste da região de Ática, que abandonassem as suas casas como medida de precaução devido às chamas que ameaçavam residências próximas.

Os bombeiros confirmaram que há vivendas carbonizadas devido ao grande incêndio que avança numa frente de sete quilómetros devido às rajadas de vento de 60 quilómetros/hora que se fazem sentir na região.

Perante a gravidade da situação, a Protecção Civil declarou a região de Ática em estado de emergencia.

As duas localidades contam com uma população estimada de 3 500 pessoas, apesar de na época estival o número de habitantes ser superior devido à presenta de turistas.

"A situação é muito grave, vemos como as chamas estão a avançar", declarou uma testemunha ocular em Gramatikos a uma estação radiofónica.

"Peço que venham depressa. A minha propriedade está a queimar-se e ninguém faz nada", pedia aos bombeiros um habitante de Varnavas em declarações a uma rádio ateniense.

O Exército já começou a transferir material militar inflamável que tinha armazenado próxixmo de Varnavas para um local mais seguro, informaram fontes do Ministério da defesa.

Mais de uma centena de bombeiros, auxiliados por 35 veículos, nove aviões e cinco helicópteros, combatem o fogo desde as últimas horas na localidade de Gramatikos, a 50 quilómetros de Atenas.

Outras três frentes de incêndio continuam a evoluir pelo terceiro dia na ilha de Zante, no mar Jónico.

Nas últimas 24 horas deflagraram mais de 100 fogos florestais na Grécia, que já consumiram 2 000 hectares de floresta. A área ardida desde Julho cifra-se em 10 000 hectares.

Em 2007, 250 000 hectares foram devastados por fogos na Grécia, perante os devastadores incêndios que em Agosto afectaram o sudeste da Grécia e da ilha de Elba que em dez dias queimaram 180 000 hectares de terreno e mataram 65 pessoas.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados