Açoriano Oriental
Bombeiros do Nordeste com falta de meios
O presidente dos Bombeiros Voluntários do Nordeste manifestou-se preocupado com a "falta de meios", justificando que a corporação só tem ao serviço uma ambulância, porque duas estão "constantemente avariadas", situação que se "arrasta há dois anos".
Bombeiros do Nordeste com falta de meios

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

"Atualmente, das três ambulâncias, só uma está ao serviço. Temos duas avariadas. Já comprámos um motor para uma, mas as viaturas estão muito velhas", disse à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Nordeste, José Luís Cabral, alertando que "se houver um grande acidente" a corporação tem de "solicitar apoio a outras corporações, nomeadamente aos concelhos da Ribeira Grande e Povoação".

José Luís Cabral adiantou que "a ambulância mais nova já tem dez anos", reiterando que, "em caso de acidente grave ou de um volume maior de doentes", a corporação do Nordeste tem de ser auxiliada por outros bombeiros da ilha de São Miguel.

"Há uma lacuna, há falta de meios. As ambulâncias estão com ferrugem e sempre avariadas. Mas temos feito de tudo para não faltar nada à população", sustentou o presidente dos Bombeiros do Nordeste, concelho com perto de cinco mil habitantes.

José Luís Cabral afirmou que a tutela "já foi informada das lacunas" na corporação, que conta com dez bombeiros, número que também "está a ficar muito curto" para dar resposta às solicitações no concelho.

"Já nos prometeram que iam mandar uma ambulância nova há dois anos, mas a viatura não veio e temos carros velhos. Estamos com bastantes dificuldades", destacou, acrescentando que, além da falta de meios para transporte de doentes, a associação tem "instalações degradadas".

Segundo José Luís Cabral, o quartel é um edifício de 1980 e com o aumento do número de serviços torna-se exíguo, notando, contudo, que "a autarquia está a apoiar algumas obras" nas instalações.

Além das três ambulâncias, duas das quais atualmente inoperacionais, a corporação tem duas viaturas multiúsos para transporte de doentes para consultas e sessões de fisioterapia no hospital, e deverá ter em breve uma terceira idêntica.

Questionado sobre esta situação, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informou que "já tinha notificado o comandante do corpo de bombeiros do Nordeste para iniciar os procedimentos necessários à reparação das viaturas, na sequência de orçamentos apresentados".

"Com a recente tomada de posse do novo presidente do SRPCBA, o serviço está a proceder a um levantamento das atuais necessidades operacionais de todos os corpos de bombeiros da Região Autónoma dos Açores", adianta, garantindo que essas necessidades "vão constar de um plano de apoio a desenvolver" pelo serviço no corrente ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados