Açoriano Oriental
Bispo auxiliar do Porto homenageado com título de Cidadão de Honra de Viana

Pio Gonçalo Alves de Sousa, bispo auxiliar do Porto, vai ser distinguido, no dia 20 com o título de Cidadão de Honra de Viana do Castelo, durante as comemorações dos 171 anos de elevação a cidade, informou esta sexta feira a câmara.


Autor: Lusa/Ao online

Natural de Lanheses, freguesia da capital do Alto Minho, Pio Gonçalves de Sousa vai ser distinguido "pelos notáveis serviços de cidadania e relevantes serviços prestados ao país enquanto bispo".

O bispo auxiliar do Porto é uma das cinco personalidades que vão ser galardoadas com o título honorífico de Cidadão de Honra de Viana do Castelo.

Os professores universitários Licínio Carlos Viana da Silva Lima e António Maria Maciel de Castro Feijó, o médico Luís Belo, o empresário Manuel da Costa, e o escultor e pintor Salvador Vieira (a título póstumo), são os restantes homenageados com aquele título honorifico.

No total, a Câmara de Viana do Castelo vai homenagear, 23 personalidades ligadas à cultura e ao ensino, empresas e instituições locais de várias áreas, propostas pela maioria socialista na autarquia, pelos vereadores do PSD e da CDU.

"São personalidades que nas suas áreas tiverem e continuam a ter relevância profissional, da cidadania e do ensino mas temos também instituições que nos enchem de orgulho e portugueses que, na Diáspora, continuam a manter a nossa identidade bem viva", destacou o presidente da Câmara de Viana do Castelo.

Em declarações à agência Lusa, o socialista José Maria Costa destacou a homenagem que o município presta aos "jovens de Viana do Castelo que, pelo mundo, fazem da sua profissão e da sua arte um talento".

"São verdadeiros ativos de Viana do Castelo", frisou, frisando que o aniversário da cidade "é o momento próprio para fazer a exaltação dos feitos de cidadãos de Viana do Castelo e para promover a cidadania

Com o título de "Cidadão de Mérito" vão ser distinguidas a investigadora, Raquel Gaião, a escritora, Marlene Ferraz, a surfista invisual de 13 anos que, em dezembro, conquistou a medalha de bronze na classe AS-VI no Mundial de surf adaptado, que decorreu nos Estados Unidos, a coreógrafa Tânia Carvalho, o músico Vítor Lima, Manuel Pires Rego, responsável pela formação de crianças e jovens através do escutismo e bombeiro Fernando Freitas (a título póstumo).

A Casa de Portugal de Brest, o Coral Polifónico de S. Romão de Neiva, o jornal Amanhecer das Neves, a União Desportiva de Lanheses, a Casa Sandra, o Atelier Samthiago, Conservação e Restauro, a empresa Castanheira & Castanheira, a Leitaria do Carmo, Restaurante Camelo e a Conferência Feminina de São Vicente de Paulo - Santa Maria Maior serão distinguidos com o título de Instituições de Mérito.

Os títulos honoríficos vão ser atribuídos na cerimónia comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade, no dia 20 de janeiro, pelas 17:00, no teatro municipal Sá de Miranda.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados