Açoriano Oriental
Bispo associa-se às festas do Senhor da Pedra na Vila
As Festas em Honra do Senhor Bom Jesus da Pedra em Vila Franca do Campo são presididas pelo Bispo de Angra e Ilhas dos Açores, D. António Sousa Braga.
Bispo associa-se às festas do Senhor da Pedra na Vila

Autor: Ana Carvalho Melo
No programa das festividades, divulgado pelo Portal da Diocese, destaca-se a parte religiosa e, dentro desta, os momentos altos  que assinalam a procissão da mudança da imagem da igreja da Santa Casa para a Igreja Matriz, a missa e a procissão solenes.

 

As festas são inspiradas na pergunta “Que podemos Jesus sem o vosso amor?”. D. António Sousa Braga fará a pregação do tríduo e vai presidir a todas as solenidades destas festas, as quais têm também uma dimensão cultural associada à parte religiosa.

 

Segundo o Portal da Diocese dos Açores, as festividades iniciam-se com a inauguração de uma exposição coletiva de artesanato, com produtos realizados pelos utentes do Centro de Atividades Ocupacionais e Centros de Convívio de Idosos da Santa Casa.

 

Esta sexta-feira, pelas 21h15, procede-se à inauguração da iluminação da fachada da Igreja do Senhor Bom Jesus da Pedra. 

 

No sábado, pelas 12h00, terá lugar a tradicional homenagem ao Senhor Bom Jesus da Pedra, à volta do jardim, pelos taxistas, bombeiros, PSP e Santa Casa. Ainda no mesmo dia, a partir das 15h00, haverá animação infantil, no Jardim Antero de Quental com pula-pulas, cama elástica, modelagem de balões, pinturas faciais, veículos a pedais, póneis e mascotes. Às 21h30 segue-se a mudança da Imagem, da Igreja da Misericórdia para a Igreja da Matriz, momento que decorre em procissão e é acompanhada por fiéis devotos ao Ecce Homo. Termina com a celebração da palavra, na Igreja Matriz, presidida pelo Bispo e cantada pelo Grupo Coral da Matriz.

 

No domingo, 31 de agosto, realiza-se a procissão do Senhor Bom Jesus da Pedra, percorrendo as principais artérias de Vila Franca do Campo e acompanhada de várias edilidades, religiosas, particulares e públicas. 

 

No dia seguinte, segunda-feira, haverá um cortejo de oferendas  e um desfile de carros alegóricos pelas principais ruas da Ribeira Seca e da Vila. 
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados