Açoriano Oriental
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada mostra "Documentos Régios"
A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, tem patente, até 12 de junho, uma mostra documental intitulada "Documentos Régios no Arquivo Regional de Ponta Delgada".
Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada mostra "Documentos Régios"

Autor: Ana Carvalho Melo

Esta mostra pretende divulgar documentos do acervo da instituição com origem em diversas personalidades régias ou a sua chancela, tendo apenas como denominador comum a assinatura do Rei, de quem o representa, de quem por ele exerce as funções do Estado ou, simplesmente, de membros da família real, em correspondência particular.

Estes últimos documentos caracterizam-se pela beleza gráfica e colorida dos timbres heráldicos de finais do século XIX e início do séc. XX, quase sempre esmaltados ou gravados a ouro, bem como pela superior qualidade dos papéis.

Da frieza e formalidade das cartas régias e outros diplomas oficiais e da chancelaria régia – quer se tratasse de assuntos de Estado, da concessão de cargos, mercês diversas, títulos e privilégios ou de meras autorizações da Corte –, ao tom afetuoso, íntimo até, das cartas pessoais dirigidas pelas principais figuras da Família Real ao Chefe do Governo, Hintze Ribeiro, podem apreciar-se documentos de tipologias variadas e em distintos suportes, nomeadamente pergaminho ou velino e papel.

Cartas régias e outros diplomas oficiais e da chancelaria régia são documentos muito abundantes no Arquivo Mello Manoel da Câmara, mas também frequentes em outros arquivos pessoais ou de família, como acontece com o Arquivo da Casa Canto e Castro/Provedores das Armadas, salvaguardado por Ernesto do Canto e integrado no legado do seu acervo documental à então Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

Esta mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 19h00, e, aos sábados, das 14h00 às 19h00.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados