Açoriano Oriental
Berta Cabral reúne com Niemeyer para analisar projeto do futuro museu
A presidente da Câmara de Ponta Delgada, Berta Cabral, vai encontrar-se no Rio de Janeiro com Óscar Niemeyer para analisar o projeto do Museu de Arte Contemporânea que o arquiteto brasileiro está a desenhar para a cidade açoriana.
 Berta Cabral reúne com  Niemeyer para analisar projeto do futuro museu

Autor: Lusa/AO Online

O encontro decorrerá a 29 de abril, no atelier do arquiteto, no âmbito de uma deslocação de Berta Cabral ao Rio de Janeiro para receber o prémio ‘Mulher do Ano 2009’, do Conselho Nacional das Mulheres do Brasil.

Óscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna, está a desenhar o futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada, que será instalado na zona nascente da cidade, junto à Avenida do Mar.

O estudo prévio do projeto de arquitetura prevê que o futuro museu, orçado em cerca de três milhões de euros, se desenvolva em duas unidades de forma circular, unidas por uma passagem pedonal.

Na unidade mais pequena, o andar térreo será ocupado com um auditório, enquanto o primeiro piso será integralmente dedicado a ateliers de arte.

A unidade maior terá um mezanino que ocupará metade do espaço superior, permitindo uma visão ampla do andar térreo, onde se encontra o principal espaço de exposições.

O projeto preliminar traçado por Óscar Niemeyer prevê ainda um anfiteatro, admitindo que a passagem que liga as duas unidades possa ser também aproveitada para a realização de exposições.

A conceção, instalação e funcionamento do futuro Museu de Arte Contemporânea de Ponta Delgada contará com o apoio técnico e científico da Fundação de Serralves, instituição a que a autarquia presidida por Berta Cabral vai aderir.

O protocolo que vai formalizar a adesão da Câmara de Ponta Delgada à Fundação de Serralves, assumindo o estatuto de fundador, será assinado a 10 de maio, feriado municipal nesta cidade açoriana.

Com a assinatura deste acordo, a Fundação de Serralves, além de garantir o apoio técnico e científico à conceção, instalação e funcionamento do futuro Museu de Arte Contemporânea, torna-se entidade parceira deste projeto.

O protocolo, entre outras iniciativas, prevê ainda que a Fundação de Serralves promova anualmente uma grande exposição de arte contemporânea em Ponta Delgada com obras da sua coleção.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados