Açoriano Oriental
Bernie Sanders vence primárias do Partido Democrata em New Hampshire
O senador norte-americano Bernie Sanders venceu as primárias do Partido Democrata de terça-feira no estado de New Hampshire, derrotando a ex-secretária de Estado Hillary Clinton.
Bernie Sanders vence primárias do Partido Democrata em New Hampshire

Autor: Lusa/AO Online

Tanto Sanders como Clinton já reconheceram este resultado, confirmando aquilo que avançaram todas as sondagens divulgadas pelas cadeias de televisão norte-americanas após o fim das votações.

Quando estavam contados 50% dos votos, Bernie Sanders tinha 59,4% dos sufrágios, uma vantagem de 20 pontos percentuais em relação a Clinton.

As sondagens divulgadas após o fecho das urnas davam, em média, uma vantagem a Sanders de 13,3 pontos sobre a sua rival política.

O New Hampshire elege 32 delegados às convenções nacionais democratas em que será nomeado o candidato do partido a Presidente dos EUA nas eleições de novembro.

No discurso de vitória, Bernie Sanders considerou que o resultado em New Hampshire revela que os norte-americanos desejam "uma mudança real" e é uma "mensagem que terá eco de Wall Street a Washington".

"O Governo do nosso grande país pertence a todo o povo e não apenas a um punhado de ricos que contribuem para as campanhas [eleitorais]", disse Sanders.

"Aquilo que começou na semana passada no Iowa e que New Hampshire confirmou hoje é nada menos do que o começo de uma revolução política, que unirá mlhões de pessoas", acrescentou.

Já Hillary Clinton reconheceu a derrota e felicitou Bernie Sanders pelo resultado.

A ex-secretária de Estado disse que continuará a lutar por "cada voto" e que sabia que o "caminho não seria fácil" quando inciou a esta corrida à Casa Branca.

A aspirante a candidata democrata à Presidência norte-americana reconheceu que tem, em especial, de trabalhar junto do eleitorado mais jovem.

O processo eleitoral para as Presidenciais norte-americanas deste ano arrancou a 01 de fevereiro no Iowa.

Hillary Clinton venceu Bernie Sanders na eleição de delegados do Iowa, mas por uma margem mínima, uma vez que obteve 49,86%, a muito pouca distância dos 49,57% do seu adversário político.

O facto de o Estado de New Hampshire ser o primeiro a organizar primárias após o 'caucus' (assembleias populares) de Iowa confere-lhe uma importância particular, porque representa, tradicionalmente, a tendência de quem serão os escolhidos das duas formações partidárias.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados