Açoriano Oriental
Taça da Liga
Benfica revalida título no Algarve
O Benfica conquistou a Taça da Liga, ao vencer o FC Porto por 3-0, num jogo em que dois erros crassos - um “frango” de Nuno e uma barreira mal formada - fizeram a diferença a favor dos encarnados
Benfica revalida título no Algarve

Autor: Lusa/Aonline
O primeiro erro surgiu logo aos 10 minutos, com o jogo ainda indefinido, quando o guarda-redes Nuno Espírito Santo deixou escapar das mãos para o fundo das redes um remate inofensivo de Ruben Amorim.
Se o Benfica já entrou emocionalmente “por cima” sobre o FC Porto, por força do momento que vive, mais ficou com este golo em circunstâncias esquisitas, que marcam sempre uma equipa, mais ainda quando esta vive um período negativo em termos de saúde anímica para poder dar a volta ao jogo.
Os seus jogadores bem tentaram reagir, mas fizeram-no sempre em esforço e sem discernimento, o que foi notório em vários futebolistas do FC Porto, face às suas reacções “à flor da pele”, fosse ao mínimo contacto físico ou às decisões do árbitro.
O segundo erro crasso ocorreu noutro momento delicado do jogo, à beira do intervalo, com Nuno a ter responsabilidades de novo: a barreira portista ficou curta e permitiu que o remate de Carlos Martins, desferido a 25 metros da baliza, descrevesse uma trajectória directa até ao fundo das redes, sem necessidade de fazer a bola passar por cima da barreira.
Com as lesões de Mariano e Varela, o treinador portista optou por um esquema em losango no meio campo, com Fernando e Ruben Micael nos vértices defensivo e ofensivo, e Raul Meireles e Bellushi nos laterais, com o argentino a “abrir à direita”, como falso ala, quando a equipa se organizava no ataque.
Jesus deu-se ao luxo de deixar no banco quatro titulares indiscutíveis, Javi Garcia, Ramires, Saviola e Cardozo, explorando o momento alto que a equipa vive em termos de autoconfiança e motivação, depois da eliminação do Marselha nos oitavos-de-final da Liga Europa.
De resto, foi notório desde o início do jogo o contraste no estado emocional das duas equipas - os do FC Porto tensos e nervosos, os do Benfica a quem tudo saía com mais fluidez e espontaneidade -, factor que acabou por pesar muito nesta final.
Na segunda parte bastou ao Benfica, com dois golos de avanço, gerir a vantagem e controlar um FC Porto que nunca mostrou capacidade para dar a volta ao jogo, apesar das entradas de Fucile e Valeri.
A vinte minutos do fim, Jesualdo Ferreira ainda jogou uma última cartada, com a entrada do jovem avançado Orlando Sá, mas o Benfica nunca deixou de ter o jogo sob controlo.
Jesus ainda fez rodar três dos quatro titulares que deixou no banco, com um deles, Cardozo, a entrar a tempo de assinar o terceiro golo já em período de compensações, aos 90+2 minutos.
O FC Porto bateu-se com dignidade, mas neste momento parece não ter condições para se bater de igual para igual com o Benfica.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados