Açoriano Oriental
BE/Açores exige demissão do secretário regional dos Transportes
A coordenadora do BE/Açores, Lúcia Arruda, disse hoje que o secretário regional dos Transportes deve demitir-se, na sequência das conclusões do relatório sobre o acidente mortal no porto de São Roque do Pico.
BE/Açores exige demissão do secretário regional dos Transportes

Autor: Lusa/AO Online

Em declarações à agência Lusa, a dirigente bloquista defendeu que Vítor Fraga deve assumir "as responsabilidades políticas" pela "neglicência", pelo "desleixo" e pela "incúria" reveladas pela empresa pública Portos dos Açores, que está sob a sua tutela.

"O relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Marítimos é muito claro, ao referir-se à ausência continuada de manutenção dos cabeços durante 30 anos como um dos fatores determinantes para o acidente mortal", afirmou Lúcia Arruda.

No seu entender, além da demissão de Vítor Fraga, impõe-se também que Fernando Nascimento, presidente do Conselho de Administração da Portos dos Açores, "não seja reconduzido no cargo", dada a "negligência e incúria" que demonstrou.

O BE exige também que o Governo Regional dos Açores faça uma "vistoria urgente" às condições de segurança de todos os portos dos Açores e anunciou que vai fazer uma interpelação ao executivo na Assembleia Legislativa da região sobre esta matéria.

O relatório do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Marítimos, divulgado na terça-feira, concluiu que o acidente de 14 de novembro de 2014, em São Roque do Pico, em que morreu um passageiro de um barco da empresa Transmaçor por ter sido atingido por um cabeço de amarração que rebentou, ficou a dever-se a uma série de fatores.

O documento aponta a "ausência continuada de manutenção" dos cabeços de amarração ("ao longo dos mais de 30 anos de existência e trabalho dos cabeços") por parte da empresa Portos dos Açores, a utilização de cabos de amarração "sobredimensionados" e a forte ondulação.

Depois de ser conhecido o relatório, o secretário regional dos Transportes dos Açores, Vítor Fraga, disse que a região está a reforçar as condições de segurança nos portos e descartou responsabilidades políticas ou algum tipo de negligência neste caso.

Já o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, disse que a “responsabilidade política” do executivo em relação ao acidente mortal num porto do Pico é “fazer tudo” para que a situação não se volte a repetir.

Ainda na terça-feira, o PSD/Açores, que está na oposição na região, exigiu que o Governo Regional assuma as suas "responsabilidades políticas" pelo acidente, considerando que o relatório conhecido na terça-feira “é grave e não pode passar sem consequências".

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados