Açoriano Oriental
BE/Açores desafia Governo a combater precariedade laboral

O coordenador regional do BE/Açores desafiou o Governo dos Açores a tomar medidas "concretas, exequíveis e consequentes” de combate à precariedade laboral na região.

BE/Açores desafia Governo a combater precariedade laboral

Autor: Lusa/AO online


“É altura do Governo Regional e de quem tem responsabilidades governativas passar do discurso da preocupação à ação. Senão estamos apenas a brincar com a vida das pessoas e a falar dos seus problemas sem apresentar propostas que tenham consequências”, declarou António Lima.

O presidente do Governo dos Açores está hoje a receber, no Palácio de Santana, os parceiros sociais e partidos políticos para a preparação do Plano e Orçamento para 2019, documentos que deverão ser apresentados na Assembleia Legislativa no final de outubro.

Vasco Cordeiro, acompanhado pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, recebeu de manhã a Federação das Pescas dos Açores, a Federação Agrícola dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores, as centrais sindicais UGT e CGTP-IN e o PCP.

Como pacote de propostas apresentadas a Vasco Cordeiro, o dirigente destacou a necessidade de o programa de incentivos Competir + prever que as empresas beneficiárias possuem nos seus quadros pelo menos 75% de trabalhadores de contratos sem termo.

A adaptação à região do Prevpav - Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública - e a integração nos quadros dos professores contratados após três anos de serviço ou duas renovações de contratos sucessivas constituem outras das medidas preconizadas pelo Bloco.

O Orçamento dos Açores para 2018 foi aprovado com os votos contra de oposição e é de 1.292 milhões de euros, valor sensivelmente igual ao de 2017, enquanto o Plano de Investimentos global é de 753 milhões de euros, um decréscimo de cerca de 3% face ao de 2017.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados