Açoriano Oriental
BCE vai deixar de produzir notas de 500 euros
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu deixar de produzir as notas de 500 euros em 2018, assegurando que as notas deste valor já em circulação vão continuar legais e a manter o seu valor.
BCE vai deixar de produzir notas de 500 euros

Autor: Lusa/AO online

 

“O Conselho de Governadores do BCE decidiu hoje não continuar a impressão das notas de 500 euros e exclui-las da série Europa, tendo em consideração preocupações que esta nota poderia facilitar atividades ilícitas”, informa a instituição numa nota publicada na sua página oficial.

A emissão da nota de 500 euros vai parar no final de 2018, quando se planeia que as novas notas de 100 e de 200 euros da série Europa sejam introduzidas.

A instituição liderada por Mario Draghi garante que a nota de 500 euros vai permanecer legal e pode, por conseguinte, continuar a ser utilizada como um meio de pagamento e de armazenamento de valor.

“A nota de 500 euros, tal como outras notas do euro, vai sempre ter o seu valor e pode ser trocada nos bancos nacionais da zona euro num período ilimitado de tempo”, afirma o BCE.

O BCE assegura ainda que, juntamente com os bancos centrais nacionais da área do euro, “tomará medidas para garantir que as restantes notas estão disponíveis em quantidades suficientes”.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados