Açoriano Oriental
BCE deverá manter hoje taxa de juro de referência em 1%
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, deverá anunciar hoje, ao início da tarde, a manutenção da taxa de juro diretora em um por cento, após a reunião do Conselho de Governadores.
BCE  deverá manter hoje taxa de juro de referência em 1%

Autor: Lusa/AO Online

A confirmar-se a estimativa dos analistas, que não antecipam qualquer alteração antes de 2011, este será o 15.º mês consecutivo em que o valor do dinheiro está no nível mais baixo de sempre desde a criação da união monetária em 1999.

Por um lado, a decisão do banco central deverá basear-se na ainda não existência de pressão inflacionista na zona euro, uma vez que o controlo da inflação é a principal função da instituição.

Em julho, a inflação na zona euro foi de 1,7 por cento, acima dos 1,4 por cento de junho.

Por outro lado, apesar de alguns indicadores positivos terem sido conhecidos desde a última reunião do BCE, como a queda nos juros da dívida soberana dos países do sul da Europa e dos CDS (Credit Default Swaps) e a valorização do euro face ao dólar, a recuperação económica europeia permanece instável.

Além da manutenção da taxa de juro diretora em um por cento, a taxa marginal de crédito e a taxa de depósitos também deverão ficar inalteradas nos 1,75 e 0,25 por cento, respetivamente.

Na conferência de imprensa que segue à reunião do Conselho de Governadores em Frankfurt, na Alemanha, os mercados financeiros estarão também atentos aos comentários de Jean-Claude Trichet sobre os resultados dos testes de resistência a 91 bancos europeus, em que apenas sete chumbaram.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados