Açoriano Oriental
Barbeiro açoriano disputa grammy com os melhores do mundo

João Rocha, barbeiro açoriano de 36 anos, é o primeiro português (e um dos poucos europeus) a ser nomeado para um grammy da barbearia

Barbeiro açoriano disputa grammy com os melhores do mundo

Autor: Pualo Faustino

João Rocha, barbeiro açoriano de 36 anos, está nomeado para um Barber Grammy na categoria “A-List Barber of the Year”, destacando-se, assim, como o primeiro português (e um dos poucos europeus) a estar na corrida para um grammy da barbearia.

Também conhecido como o barbeiro dos jogadores ou dos famosos, João Rocha está nomeado numa categoria que, como as outras, tem 5 nomeados de todo o mundo.
O grammy da barbearia é o evento maior da barbearia a nível mundial e disputa-se em Connecticut, nos EUA, inserido no “Connecticut Barber Expo”, realizado anualmente neste país. Sendo o maior evento de barbearia do mundo, conta normalmente com cerca de 50 mil profissionais do setor, desde barbeiros, cabeleireiras e esteticistas, incluindo uma ‘batalha’ de barbeiros, exposição e gala de prémios.

Barbeiro há apenas sete anos, João Rocha já exerceu várias profissões, desde vestir e maquilhar mortos, até à construção civil e animação de rua. Estava desempregado e sem rumo quando descobriu a sua verdadeira vocação. “Gastou o último dinheiro que tinha no curso de cabeleireiro, comprou a cadeira mais barata que existia e um espelho e arrancou cheio de incertezas, mas com a convicção que era isto que queria para a sua vida. Não querendo apenas ser mais um e como sabia que na altura (2014) esta profissão estava em queda livre para a extinção, percebeu que tinha de investir em si se queria ser um bom profissional e elevar/dignificar a sua profissão”, pode ler-se numa nota de imprensa a seu respeito.

João Rocha tirou formações no estrangeiro e, já com uma barbearia aberta, a primeira na ilha Terceira, começou a ver a sua carteira de clientes crescer.

Mas foi com o telefonema de um jogador do Futebol Clube do Porto, na véspera de um grande clássico, que se deu a grande mudança na sua vida. Cativa outros jogadores e, mais tarde, abre uma segunda barbearia, desta vez na baixa de Ponta Delgada. “Além de jogadores, também alguns famosos fazem parte do seu leque de clientes e, sempre que podem, fazem uma visita à sua barbearia”, enfatiza.

Já distinguido com uma medalha de mérito empresarial e medalha de honra municipal, João Rocha costuma ser convidado como artista/educador para os maiores palcos de eventos de barbearia e cosmética pelo mundo fora, como é o caso do Dubai, Milão, Las Vegas, Nova Iorque, Edimburgo e Madrid. “Embora já tenham surgido propostas para abertura de mais barbearias suas em Lisboa, Porto e até no Dubai, ele prefere manter-se ligado às suas raízes e manter a sua marca 100% nos Açores”, acrescenta a mesma nota.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados