Açoriano Oriental
Banhistas arriscam ir a banhos em zona balnear poluída
A praia da Baixa d'Areia, na Vila de Água de Pau, concelho de Lagoa, continua a ser escolhida por banhistas que vão a banhos nesta praia, apesar dos cartazes afixados a desaconselhar a sua utilização.
Carregando o video...

Autor: Nuno Fontes Sousa

A referida zona balnear tem problemas relacionados com esgotos a céu aberto, mas tal não tem impedido as pessoas de irem a banhos na praia da Caloura.

Carlos Pereira é um exemplo desta realidade e considera “o espaço espetacular, inclusive ao nível das condições nas casas de banho e no estacionamento”.

“A questão do banho deveria ser melhorada pois gostava de vir com mais frequência a esta praia. Só fui à agua uma vez, tenho receio pelo facto de estar poluída”, referiu o banhista.

Outra pessoa que recentemente foi a banhos naquela praia foi Lúcia Vieira, que afirma que o pior  aspeto é o cheiro que vem do esgoto a céu aberto que desagua na praia. “Segundo o que me dizem a poluição vem de uma ribeira que vem desaguar na praia e o cheiro é, por vezes, insuportável, mas a praia em si é ótima”, disse.

Lúcia Vieira acredita que deveriam ser tomadas medidas para corrigir o facto do esgoto desaguar na praia, pois tal “levará a que venham mais pessoas tomar banho aqui, até porque tem condições excelentes, por exemplo para se fazer churrascos”.

Maria do Carmo Pereira também pensa que a praia é “boa, gosto muito de a frequentar, a parte dos churrascos também está muito boa e então vimos com a família toda e como a praia é mesmo ao lado aproveitamos e damos um mergulho”.

Recorde-se que a praia da Baixa d’Areia foi alvo de melhorias ao nível de infraestruturas, mas encontra-se desde 2011 com cartazes de aviso a desaconselhar o seu uso pelos banhistas.

Entretanto, o presidente da Câmara Municipal de Lagoa, João Ponte, informou que só vai prestar declarações relativas à praia lagoense após o final das obras de requalificação desta.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados