Açoriano Oriental
Grécia
Bancos fechados até dia 06 e limite de levantamento de 60
Os bancos da Grécia vão permanecer encerrados até 06 de julho, dia seguinte ao referendo sobre o programa de resgate, e o levantamento de dinheiro está limitado a 60 euros diários, estabelece um decreto hoje publicado em Atenas.
Bancos fechados até dia 06 e limite de levantamento de 60

Autor: Lusa/AO Online

O decreto sobre o controlo de capitais, publicado no boletim oficial, que lista as medidas impostas às instituições financeiras que duram até 06 de julho, foi assinado pelo Presidente grego, Prokopis Pavlopoulos, e pelo primeiro-ministro, Alexis Tsipras.

O documento refere “a extremamente urgente necessidade de proteger o sistema financeiro e a economia grega devido à falta de liquidez provocada pela decisão tomada pelo Eurogrupo”.

Os pagamentos das pensões ficam isentos das restrições impostas às transações bancárias, ao mesmo tempo que “não haverá problemas no caso dos salários pagos eletronicamente”, segundo clarifica a mesma nota oficial.

As transações bancárias efetuadas online no interior da Grécia vão funcionar normalmente, bem como os pagamentos com cartão nas lojas, mas as transferências para o estrangeiro vão requerer o aval de uma comissão do Ministério das Finanças grego.

Anteriormente, Atenas tranquilizou os milhares de turistas, indicando que os portadores de cartões emitidos por um país estrangeiro não vão ser afetados pelos limites diários relativos ao levantamento de dinheiro nas caixas multibanco.

As medidas radicais foram impostas para proteger o sistema bancário da ameaça de um pânico generalizado face à perspetiva de incumprimento pela Grécia e ao impacto do anúncio do referendo sobre as negociações com os credores.

A Grécia e os parceiros da zona euro terminaram as negociações no sábado, depois do anúncio por Atenas de um referendo a 05 de julho às propostas dos europeus sobre o programa de resgate, que termina na terça-feira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados