Açoriano Oriental
Espanha
Ban Ki-moon escusa-se a comentar acusações de genocídio
O secretário-geral da ONU escusou-se esta sexta-feira, em Madrid, a comentar as acusações de genocídio ao regime do presidente ruandês Paul Kagame, cuja presença na capital espanhola provocou um clamor embaraçoso para o governo de Zapatero.
Ban Ki-moon escusa-se a comentar acusações de genocídio

Autor: Lusa / AO online
Ban Ki-moon afirmou à rádio espanhola Cadena Ser que, na qualidade de secretário-geral das Nações Unidas, não podia fazer "qualquer comentário" sobre as acusações judiciais a Paul Kagame.

"Acredito firmemente e defendo os princípios dos direitos humanos. Sempre condenei de forma clara todas as violações desses direitos", acrescentou o responsável, que justificou a sua proposta de colocar Paul Kagame a co-dirigir (com o primeiro ministro espanhol José Luis Zapatero) um grupo de contacto sobre a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) com o "compromisso político" de Kigali, a capital do Ruanda.

José Luis Zapatero escusou-se a participar hoje na primeira reunião do grupo de contacto ao lado de Kagame, devido à intensa controvérsia sobre a presença do Presidente ruandês em Espanha, onde 40 membros de seu regime são alvo de mandados de prisão por "genocídio" desde Fevereiro de 2008.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados