Açoriano Oriental
Aviso laranja nas Flores e Corvo devido a vento forte
O Instituto de Meteorologia (IM) colocou em aviso laranja as ilhas do grupo ocidental dos Açores por vento muito forte, com rajadas que podem atingir o 115 quilómetros por hora hoje à noite.

Autor: Lusa/AO Online

As ilhas das Flores e do Corvo estão também sob aviso amarelo do IM devido a chuva por vezes forte, trovoadas dispersas e altura significativa das ondas.

O mesmo nível de aviso está ativo para as ilhas do grupo central deste arquipélago (Faial, Graciosa, Pico, São Jorge e Terceira), onde o IM prevê vento forte, com rajadas até aos 95 quilómetros por hora, e ondulação com uma altura significativa.

O IM colocou ainda Faro sob aviso amarelo, por continuação de temperaturas elevadas, estando este distrito também sob alerta amarelo da Direcção Geral da Saúde (DGS), devido aos efeitos do calor na saúde das populações, bem como os distritos de Santarém e Setúbal.

O nível de aviso amarelo do Instituto de Meteorologia (IM) adverte para a existência de “situações de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica”

Já os alertas da DGS têm em conta o número de dias consecutivos em que se registam temperaturas altas numa dada região, relacionando-os com os efeitos na saúde das populações.

Segundo a DGS, a exposição continuada a temperaturas elevadas pode provocar desidratação e agravamento de doenças crónicas, sendo especialmente vulneráveis as crianças nos primeiros anos de vida, idosos, doentes crónicos e pessoas medicadas com anti-hipertensores, antiarrítmicos, diuréticos e antidepressivos.

Para prevenir estes danos, a DGS recomenda o aumento da ingestão de água e sumos de fruta natural sem açúcar. Indica ainda que se deve evitar bebidas alcoólicas, procurar ambientes frescos nos momentos de maior calor do dia e utilizar roupa larga, chapéu e óculos com proteção contra a radiação UVA e UVB.

O IM prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, embora se apresente muito nublado até meio da manhã, em especial a norte do eixo montanhoso Sintra/Estrela.

Podem registar-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral, a norte do Cabo Raso, concelho de Cascais (Lisboa).

O vento vai soprar fraco e é de esperar uma pequena descida da temperatura máxima.

Quanto a temperaturas, o IM prevê máximas de 26 graus Celsius para o Porto, 31º para Lisboa, 36º para Faro, 26º em Ponta Delgada e 27º no Funchal.

A principal cidade da Madeira está hoje sob risco extremo para exposição à radiação ultravioleta.

Segundo o IM, este risco vai ser de nível muito elevado, o quarto mais grave numa escala de cinco, em Bragança, Coimbra, Évora, Faro, Lisboa, Penhas Douradas, Sines e Viana do Castelo.

É aconselhável a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda sol, protetor solar e evitar a exposição de crianças ao Sol, explicita o IM.

A exposição à radiação ultravioleta do Sol pode conduzir a problemas agudos e crónicos para a saúde, nomeadamente ao nível da pele (cancro), olhos (cataratas) e sistema imunitário.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados