Açoriano Oriental
Avião solar chega à Califórnia depois de cumprida etapa mais perigosa
O avião Solar Impulse II chegou hoje à Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), depois de atravessar o oceano Pacífico, a etapa mais perigosa da volta ao mundo da primeira aeronave movida exclusivamente com a energia do Sol.
Avião solar chega à Califórnia depois de cumprida etapa mais perigosa

Autor: AO/Lusa

 

O aparelho aterrou na localidade de Mountain View, no sul de San Francisco, às 07:44 de Lisboa (23:44 de sábado, hora local), informou a página do projeto na internet.

O Solar Impulse II, pilotado por um dos seus inventores, o suíço Bertrand Piccard, voou durante três dias e três noites, desde o Havai, e percorreu 4.528 quilómetros.

Com esta etapa, considerada a mais perigosa, pela falta de sítios para aterrar em caso de emergência, o avião solar completou o trajeto que cruzava o Pacífico, e que foi iniciado, em 2015, pelo outro criador do projeto, o também suíço André Broschberg.

No Havai, de onde partiu na quinta-feira, a aeronave ficou parada durante quase 300 dias, para reparação de avarias que ocorreram durante o voo a partir do Japão.

Espera-se que o avião solar prossiga até Nova Iorque, de onde seguirá para Europa, norte de África e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde começou a viagem, em março de 2015.

O projeto visa demonstrar ao mundo as potencialidades das energias renováveis

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados