Açoriano Oriental
Ambiente
Ave rara nidifica na ilha de Santa Maria
Uma espécie de ave costeira, americana rara, nidificou, em Maio, pela primeira vez nos Açores e na Europa, anunciou a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA).
Ave rara nidifica na ilha de Santa Maria

Autor: Lusa / AO online
Segundo a SPEA, a nidificação do Borrelho-de-coleira-dupla (Charadrius vociferus) foi descoberta e acompanhada por Alan Vittery, um observador de aves de Santa Maria, que viu um casal de adultos da espécie e duas aves juvenis.

“Este registo de nidificação é o primeiro verificado para a Europa, embora esta espécie tenha sido observada nos Açores esporadicamente nos últimos anos, principalmente no inverno”, adianta uma nota da SPEA.

De acordo com o site www.birdingazores.com, “existem 18 observações desta espécie no arquipélago, metade registadas nos últimos 10 anos, mas nunca se tinha comprovado a sua reprodução”.

A SPEA adianta ainda que a nidificação da raridade americana em Santa Maria vai estar em destaque da edição de Julho da Revista Birdwatch [1], uma publicação britânica da especialidade.

Para Luís Costa, director executivo da SPEA, o fato demonstra um dos valores dos Açores para a nidificação e estudo espécies, a frequente ocorrência de aves provenientes do continente americano.

Segundo a SPEA, a possibilidade de ver novas espécies de aves, "traz todos os anos aos Açores um número cada vez maior de observadores".
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados