Açoriano Oriental
Autarquia lança dois concursos para melhorar acesso e visitas à Caldeira do Santo Cristo
A Câmara da Calheta, São Jorge, lançou hoje um concurso público para obras de remodelação dos trilhos tradicionais na fajã da Caldeira do Santo Cristo, obra de 280 mil euros para recuperar a zona habitacional daquela reserva natural.
Autarquia lança dois concursos para melhorar acesso e visitas à Caldeira do Santo Cristo

Autor: Lusa/AO Online

 

O presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, adiantou à agência Lusa que a empreitada consiste numa "intervenção no piso no interior da Fajã da Caldeira de Santo Cristo onde está o parque habitacional".

Além de beneficiar os residentes, a intervenção visa também melhorar o acesso dos turistas a um local muito procurado e considerado um santuário do 'bodyboard' e do surf.

"A Caldeira é visitada, diariamente, por mais de 500 pessoas a pé", sublinhou o autarca, adiantando que a obra deverá iniciar-se até final do ano e a empreitada foi candidatada a fundos comunitários.

A fajã da Caldeira do Santo Cristo é reserva natural e área ecológica especial, e é também o único local nos Açores onde se desenvolvem amêijoas.

Num outro anúncio também publicado hoje em Jornal Oficial, a autarquia lançou o concurso para a requalificação e instalação de uma zona de apoio, acolhimento e descanso dos visitantes na fajã da Caldeira do Santo Cristo, empreitada que ronda os 420 mil euros.

Décio Pereira explicou que aquele investimento, também candidatado a fundos comunitários, justifica-se face à grande afluência de turistas à fajã da Caldeira do Santo Cristo.

São Jorge tem mais de sete dezenas de fajãs (terrenos planos e férteis ao nível do mar que resultaram da acumulação de detritos na sequência de terramotos ou escoadas lávicas de erupções vulcânicas).

Em março de 2016, as fajãs foram classificadas como Reserva da Biosfera pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados