Açoriano Oriental
Autarquia das Velas aprova manutenção de apoios às famílias, empresas e instituições locais

O município de Velas aprovou, em reunião de Câmara, a manutenção de medidas de apoio extraordinário, no âmbito da pandemia da Covid-19.

Autarquia das Velas aprova manutenção de apoios às famílias, empresas e instituições locais

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Citado em nota, o presidente da autarquia, Luís Silveira, refere que a atual situação exige a “aplicação de medidas excecionais de apoio de caráter urgente, pelo impacto negativo em termos económicos que esta situação provoca junto das famílias, instituições de caráter Social, recreativo, desportivo e cultural, bem como no setor empresarial local".


Desta forma, a Câmara das Velas vai disponibilizar 20 mil euros para o apoio social às famílias, em particular crianças e idosos, em situação de vulnerabilidade, em coordenação com os serviços de Ação Social do Governo dos Açores, a funcionar no concelho, apoiando na aquisição de bens alimentares, medicamentos, gás, eletricidade, material escolar, entre outros.


A autarquia apoia, igualmente, os jovens estudantes do ensino Profissional e Superior das Velas, que se encontram deslocados e não podem regressar à ilha, por via das medidas restritivas implementadas.


No âmbito das várias medidas aprovadas, o executivo decidiu, ainda, isentar as taxas de ocupação da via pública, no setor empresarial local, nomeadamente de esplanadas para este ano.


Foi também deliberado isentar, até 31 de dezembro de 2021, a tarifa fixa de disponibilidade de serviço referente ao abastecimento público de água a todos os consumidores do concelho, assim como isentar a tarifa fixa de deposição no centro de processamento de resíduos e isentar, em 50% , as tarifas de recolha de resíduos.


O município vai conceder descontos de 50% nos consumos de água superiores a 100m3, até final de dezembro do corrente ano, a todas as empresas ligadas ao setor turístico, nomeadamente unidades de alojamento, restauração, cafés, rent-a-car, desde que devidamente justificado e com requerimento dos mesmos.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados