Açoriano Oriental
Autarca quer polo da Escola do Mar dos Açores em Rabo de Peixe
O presidente da câmara da Ribeira Grande pediu este sábado ao Governo açoriano para considerar a possibilidade de criar um polo da futura Escola do Mar dos Açores em Rabo de Peixe, onde vive uma "comunidade piscatória relevante".
Autarca quer polo da Escola do Mar dos Açores em Rabo de Peixe

Autor: AO/Lusa

 

“Seria bom que o Governo Regional pensasse em instalar um polo da Escola do Mar em Rabo de Peixe. Estamos perante uma comunidade piscatória relevante na ilha de São Miguel e nos Açores, pelo que não seria descabido equacionar a extensão do Faial para Rabo de Peixe de um sistema de ensino que contribui para a qualificação dos pescadores”, disse Alexandre Gaudêncio, citado num comunicado da autarquia.

Se for instalado um polo da escola em Rabo de Peixe, o presidente da câmara da Ribeira Grande está convencido de que haverá "uma boa participação por parte daqueles, na sua maioria jovens, que têm manifestado interesse em aprofundar conhecimentos técnicos e científicos no que à pesca diz respeito”.

"Podem ser aproveitadas sinergias de diversas instituições como a própria câmara municipal, a junta de freguesia de Rabo de Peixe ou a Escola Profissional da Ribeira Grande", acrescentou.

O Governo dos Açores aprovou esta semana o lançamento do concurso para a primeira fase de requalificação da antiga Estação Rádio Naval que a Marinha tinha na Horta, no Faial, com o objetivo de aí instalar a Escola do Mar dos Açores.

"O objetivo central passa, entre outros, por dotar os Açores de um centro certificado de formação e qualificação profissional de excelência, suprindo as nossas necessidades atuais em termos de recursos humanos qualificados e certificados nesta área, assim como promover a formação inicial de jovens em profissões ligadas a este setor", explicou o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, a 09 de julho, quando foi apresentado o projeto.

O "foco principal" da oferta formativa, disse ainda, são as "profissões relacionadas com as pescas e transportes marítimos", "mestrança e marinhagem", reparação e construção naval, atividades marítimo-turísticas e mergulho profissional. A escola poderá também formar profissionais nas áreas dos portos e infraestruturas portuárias, "observação de pesca e do ecossistema".

Segundo Vasco Cordeiro, "a escolha das áreas de especialização da Escola do Mar baseou-se na identificação de necessidades existentes em termos de mão-de-obra, mas também nas oportunidades que o mar dos Açores oferece para desenvolver este tipo de profissões em áreas emergentes".

A Escola do Mar dos Açores será um estabelecimento de ensino profissional e é um projeto que resulta de uma parceria que envolve também a Câmara Municipal da Horta, a Universidade dos Açores (através do seu Departamento de Oceanografia e Pescas, igualmente instalado no Faial) e a Escola Náutica Infante D. Henrique.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados