Açoriano Oriental
Autarca de Ponta Delgada diz que visita ao Brasil potenciou destino de oportunidades

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, que esteve em visita ao Brasil nos últimos dias, sublinhou hoje que a deslocação serviu para potenciar os Açores não só como “destino de saudade", mas como região de "oportunidades de negócio".

Autarca de Ponta Delgada diz que visita ao Brasil potenciou destino de oportunidades

Autor: Lusa/AO online

"Fizemos uma maratona no território do Brasil, que é extenso, longo, e entre a afetividade que encontrámos houve espaço para o conhecimento da realidade dos Açores dos dias de hoje e sentirmos que temos uma comunidade muito próxima das vivências da açorianidade, mas muito bem integrada no Brasil", disse José Manuel Bolieiro à agência Lusa.

Bolieiro integrou uma comitiva açoriana - liderada pelo presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro - que visitou durante cinco dias o Brasil, com passagens por Florianópolis, São Paulo e Rio de Janeiro.

O autarca de Ponta Delgada teve, além dos eventos integrados na comitiva do arquipélago, uma agenda específica, nomeadamente em Florianópolis, cidade-irmã da maior cidade açoriana.

O presidente da autarquia de Ponta Delgada valorizou o "conhecimento atualizado" das Casas dos Açores no Brasil e destacou a mensagem deixada às comunidades "sobre a realidade da Região Autónoma dos Açores e a sua economia".

"É importante as comunidades descobrirem os Açores não só como destino de saudade, mas também como de oportunidades de negócio", sustentou o social-democrata.

A convite de Vasco Cordeiro, a comitiva que viajou ao Brasil integrou também os presidentes das Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória - cidades, como Ponta Delgada, geminadas com Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina -, bem como alguns deputados da comissão de Política Geral do parlamento açoriano.

O Brasil constituiu o destino da primeira vaga sistemática de emigração açoriana a partir do século XVIII, nomeadamente para o sul do país.

Após este período verificou-se um grande fluxo migratório, em finais do século XIX e no início e primeira metade do século XX, em concreto para os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados