Açoriano Oriental
Atum rabilho vendido por mais de 605 mil euros no leilão de Ano Novo
Um atum rabilho foi vendido hoje por 74,2 milhões de ienes (mais de 605 mil euros), naquela que pode ser a última licitação de Ano Novo no mítico mercado de peixe de Tsukiji, que aguarda mudança para novas instalações.
Atum rabilho vendido por mais de 605 mil euros no leilão de Ano Novo

Autor: Lusa/Açoriano Oriental

 

O atum, com 212 quilos, pescado em Oma, em Aomori, no norte do Japão, tem um preço equivalente a cerca de 350.000 ienes (2.857 euros) por quilo, sendo a segunda licitação mais alta num leilão de Ano Novo em Tsukiji.

Pelo sexto ano consecutivo, o atum foi licitado pelo presidente da cadeia de restaurantes Sushizanmai, Kiyoshi Kimura.

O recorde histórico é ostentado pelo próprio Kimura, que em 2013 pagou 155,4 milhões de ienes (1,27 milhões de euros) por um atum rabilho.

O leilão de Ano Novo de hoje poderá ser o último deste tipo realizado nas atuais instalações do mercado de Tsukiji, uma das atrações turísticas mais populares da capital japonesa.

O Governo da área metropolitana de Tóquio decidiu em 2001 mudar Tsukiji, que abriu em 1935 no bairro de Chuo, para as margens do rio Sumida, na ilha artificial de Toyosu, dada a necessidade de maior área comercial.

No entanto, a deteção de vestígios de substâncias tóxicas no solo da nova superfície – onde estava localizada uma fábrica de gás – atrasou a mudança do mercado de peixe.

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, disse que a mudança do Tsukiji não terá lugar pelo menos até ao final do ano.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados