Açoriano Oriental
Atlânticoline aumenta transporte de passageiros e viaturas nos Açores
A operação da Atlânticoline transportou no primeiro semestre de 2016 nas ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) 190.587 passageiros e 4.972 viaturas, tendo-se realizado 2.631 viagens, segundo uma nota da operadora marítima.
Atlânticoline aumenta transporte de passageiros e viaturas nos Açores

Autor: Lusa / AO online

 

Estes valores representam no final do primeiro semestre um aumento de 1,7% no transporte marítimo de passageiros e um crescimento no transporte marítimo de viaturas de 48,4%.

Na denominada linha azul, ou seja a travessia Faial-Pico, em junho verificou-se um aumento de 6,1% no número de passageiros transportados e de 24,8% relativamente ao transporte de viaturas.

Na linha verde, que compreende as ilhas do Pico, Faial e S. Jorge, em igual período registou-se um aumento de 7,5% no número de passageiros transportados.

A empresa de capitais públicos referiu que a percentagem de cancelamentos foi de 0,7% na linha verde, sendo que 50% destes se ficou a dever às "condições anormais da ondulação e de vento, verificadas maioritariamente no decorrer do mês de janeiro".

"Ainda assim, comparando os cancelamentos registados no presente ano (19 cancelamentos) com igual período do ano transato (31 cancelamentos), mostra-se evidente a tendência decrescente deste indicador", frisou a Atlanticoline.

No que toca à operação sazonal da Atlânticoline, no final do mês de junho registou-se um aumento de 19%, comparativamente a 2015, sendo que os dois barcos da transportadora pública movimentaram 14.790 passageiros.

"Já no que diz respeito ao transporte de viaturas, em igual período, a Atlânticoline movimentou 3.339 viaturas, registando-se assim um aumento superior a 50%, em relação a 2015", concluiu a transportadora.

A operadora marítima assegura o transporte regular de passageiros e viaturas, durante todo o ano, entre as ilhas do Triângulo, com os navios Gilberto Mariano e Mestre Simão, e de apenas passageiros com as embarcações Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal.

A transportadora garante também o transporte sazonal de passageiros, de junho a setembro, entre as ilhas do Faial, Pico, São Jorge e Terceira com o navio Gilberto Mariano, bem como o transporte regular de passageiros entre as ilhas do Corvo e Flores, durante todo o ano, com a lancha Ariel.

Outra das operações que promove é o transporte sazonal de passageiros e viaturas, de maio a setembro, entre todas as ilhas (exceto o Corvo), com os navios Express Santorini e Paraguana I.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados