Açoriano Oriental
Atividade sísmica nas Furnas "continua acima do normal" há uma semana
A proteção civil açoriana informou hoje que a atividade sísmica, que se verifica desde há uma semana nas Furnas, São Miguel, "se mantém acima dos valores normais de referência", mas sem registo de quaisquer danos.
Atividade sísmica nas Furnas "continua acima do normal" há uma semana

Autor: Lusa/AO Online

“Desde o início do presente período de instabilidade foram registados 169 eventos nesta área epicentral, todos de baixa magnitude”, adianta em comunicado o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), acrescentando que "a atividade sísmica que se regista desde 04 de janeiro está localizada entre quatro e cinco quilómetros a oeste das Furnas".

O sismo mais forte até ao momento ocorreu a 04 de janeiro, com magnitude 2.0 na Escala de Richter e teve epicentro a cerca de quatro quilómetros a oeste das Furnas e foi sentido com intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli Modificada nesta vila do concelho de Povoação.

"No dia 05, outros dois eventos foram sentidos com intensidade máxima II na vila das Furnas. Ao longo do dia 10 de janeiro foram registados 22 eventos", de acordo com a proteção civil dos Açores, indicando ainda que “o padrão de atividade observado mantém-se, verificando-se que os sismos ocorrem em pequenos grupos, alternando períodos de maior sismicidade com fases de acalmia”.

Neste sentido, a proteção civil refere que “não se pode excluir a ocorrência de novos períodos de libertação de energia, incluindo sismos sentidos” e "o CIVISA continua a acompanhar o evoluir da atividade".

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados