Açoriano Oriental
Associação desenvolve novo conceito estratégico sobre a Nato
 A Associação da Juventude Portuguesa do Atlântico promove a partir de hoje um seminário sobre o novo conceito estratégico da NATO, que contará com a presença do ex-ministro da Defesa Severiano Teixeira e do embaixador na Aliança, Fernandes Pereira.

Autor: Lusa/AO On line
 

Este “seminário de verão”, que acontece há 15 anos, reúne este ano 40 jovens de 18 países na Academia da Força Aérea, em Sintra, e foi aberto no sábado pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello.

O seminário prolonga-se até ao próximo sábado.

Como tema, a Associação (que pertence à Comissão Portuguesa do Atlântico) escolheu a revisão do novo conceito estratégico da Aliança Atlântica, que em novembro vai trazer a Lisboa dezenas de chefes de Estado e de Governo para a cimeira que aprovará este documento.

Do painel de oradores convidados fazem parte Nuno Severiano Teixeira, o antecessor de Augusto Santos Silva na pasta da Defesa, com uma intervenção dedicada à relação entre a Europa e o novo conceito estratégico, e o embaixador permanente no quartel-general da NATO, em Bruxelas, Manuel Fernandes Pereira.

João Pedro Antunes, diretor de Serviços para Assuntos de Segurança e Defesa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, abordará a visão portuguesa para o novo conceito.

Jaime Nogueira Pinto, Vítor Marques dos Santos e Mónica Ferro, do Instituto de Ciências Sociais e Políticas, Mendo Castro Henriques, da Universidade Católica, Francisco da Cunha Rêgo, do Instituto Português da Democracia, e o comandante Carvalho Relvas, da Unidade de Meios de Desembarque, completam a lista.

Durante a semana, os participantes no seminário visitarão também o Joint Force Command Lisbon (JFCL), em Oeiras.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados