Açoriano Oriental
Associação de Lesados do Banif reúne-se com presidentes dos Governos regionais
A Associação de Lesados do Banif tem marcadas reuniões nos próximos dias com os Governos dos Açores e da Madeira e fará sessões de esclarecimento nos arquipélagos para os clientes que perderam dinheiro com investimentos em títulos do grupo.
Associação de Lesados do Banif reúne-se com presidentes dos Governos regionais

Autor: Lusa/AO Online

Segundo fonte oficial da Associação de Defesa dos Lesados do BANIF (Alboa), na segunda-feira da próxima semana, 06 de junho, haverá reunião com o presidente do Governo regional dos Açores, Vasco Cordeiro, e na quarta-feira, dia 8, é a vez do encontro com o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.

“Vamos expor a situação e partilhar os nossos pontos de vista e as expectativas da Associação de Lesados, para que possam ser uma ponte na solução deste problema”, afirmou à Lusa fonte oficial da Alboa.

Também nos próximos dias a associação vai promover sessões de esclarecimento para os clientes que se sentem lesados saberem das ações que estão a ser preparadas e, sobretudo, segundo fonte oficial, para “pacificar os ânimos” uma vez que há muitos clientes que estão “muito revoltados”.

Já hoje há uma sessão às 20:00 na ilha do Pico, no centro social e paroquial da freguesia das Ribeiras; no domingo (05 de junho) há outra sessão às 20:30 na ilha de São Miguel, no centro social da freguesia de Vila Franca do Campo; e a 08 de junho (quarta-feira) haverá uma sessão na ilha da Madeira, na sala de conferências do Instituto de Emprego da Madeira.

A associação Alboa representa clientes que investiram em obrigações do Banif e da Rentipar ('holding' através da qual as filhas do fundador do Banif, Horácio Roque, detinham a sua participação no Banif), assim como em ações do banco.

No caso das obrigações subordinadas do Banif, que ficaram no designado ‘banco mau’ e por isso é pouco provável que os clientes consigam reaver o investimento, estão em causa cerca de 263 milhões de euros.

A Lusa noticiou em 14 de maio que a Associação de Lesados do Banif está em negociações com o Santander Totta para encontrar uma solução para os obrigacionistas subordinados do Banif, que ficaram no ‘banco mau’, que lhes permita recuperar o dinheiro investido.

Então, segundo fonte oficial da Alboa, o Santander Totta comprometeu-se a apresentar em quatro semanas uma proposta para solucionar o problema, mas sem novidades para já.

As obrigações subordinadas são as últimas a serem pagas no caso de falência das entidades emitentes desses títulos de dívida.

Em 20 de dezembro do ano passado, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a criação da sociedade-veículo Oitante, para a qual foram transferidos os ativos que o Totta não quis comprar.

O Banif S.A. ficou unicamente com as posições dos acionistas e dos obrigacionistas subordinados. Neste 'banco mau' - à semelhança do BES "mau" - ficaram ainda as operações que o banco tinha no Brasil e em Cabo Verde.

 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados