Açoriano Oriental
Assinado convénio entre Universidade dos Açores e CMPD

Foi assinado na quarta-feira o “Convénio para um Compromisso Estratégico entre a Universidade dos Açores (UAc) e a Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD)”, válido por um período de três anos.

Assinado convénio entre Universidade dos Açores e CMPD

Autor: Paulo Faustino

O acordo celebrado estabelece os termos de colaboração entre ambas as entidades tendo em vista o desenvolvimento económico do concelho e o bem-estar social dos seus cidadãos, neste caso através da promoção da formação e qualificação de alto nível, da investigação de base científica e tecnológica, e ainda da difusão do conhecimento e da inovação.


Segundo nota de imprensa, o acordo destina-se à promoção de atividades de ensino, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, extensão cultural e de prestação de serviços nas áreas das ciências sociais e humanas, das ciências naturais, exatas e tecnológicas, e das ciências da saúde, cuja incidência tenha impacto, direto ou indireto, no concelho de Ponta Delgada. De acordo com a mesma fonte, para o acompanhamento da implementação do convénio e a preparação de propostas conducentes à assinatura de Acordos de Projeto será criado um Grupo de Trabalho Concelhio.


Aquando da cerimónia de assinatura do documento, que decorreu na Reitoria da Academia, o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD) regozijou-se com a formalização da “relação com a UAc que temos mantido e queremos continuar”. “Creio que vamos potenciar de hoje em diante ainda mais este relacionamento de parceria de desenvolvimento e de prestador de serviços por parte da Academia ao Município, à comunidade no seu todo”, salientou José Manuel Bolieiro, citado em nota de imprensa.
Por seu lado, o Reitor da UAc congratulou-se com a com a cooperação existente entre as duas instituições que “vai além do que tinha imaginado”.


João Luís Gaspar apontou diversos programas, em desenvolvimento, que refletem a parceria entre a UAc e a CMPD: a Academia Júnior, a presença da Câmara Municipal na entrega de prémios de mérito a estudantes da UAc, o apoio ao projeto tecnológico das infraestruturas informáticas da UAc, as colaborações na área do Património, a Academia do Conhecimento Gulbenkian, a criação da incubadora da UAc, a partilha de instalações desportivas (Pavilhão Desportivo da UAc e Estádio Municipal Jácome Correia), a integração do Relvão na gestão da chamada cidade universitária e a capacitação do Serviço Municipal de Proteção Civil através da aquisição de conhecimento direto promovido pela UAc, entre outros.


Refira-se que a CMPDvai transferir para a UAc uma verba de 3 mil euros.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados