Açoriano Oriental
Assembleia Geral da Associação AIR Centre realiza-se sábado na ilha Terceira

O secretário regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Gui Menezes, acompanha sábado, 12 de janeiro, uma visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, à ilha Terceira, onde se vai realizar a reunião da Assembleia Geral da Associação AIR Centre.

Assembleia Geral da Associação AIR Centre realiza-se sábado na ilha Terceira

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Durante esta reunião, José Joaquim Brito, um dos responsáveis da Plataforma Oceânica das Canárias, irá ser formalmente empossado como Diretor Executivo do AIR Centre.


Gui Menezes salientou que este é “mais um passo para a concretização” do AIR Centre, acrescentando, em nota do execeutivo, que “estão criadas as condições para a elaboração de um plano de ação centrado nas áreas científicas identificadas nas declarações da Praia da Vitória, de Florianópolis e de Las Palmas", nomeadamente as alterações climáticas, os recursos marinhos e a biodiversidade, entre outras.


Para o Secretário Regional, Joaquim Brito é “um profundo conhecedor da realidade do sistema científico dos Açores, em particular na área das Ciências do Mar", sendo, por isso, uma “mais valia para a Região”.


Gui Menezes referiu ainda que espera que os Açores possam contribuir para “a implementação de uma agenda científica para o Atlântico”.


Para além da reunião da Assembleia Geral da Associação AIR Centre, durante a visita do Ministro da Ciência à ilha Terceira será discutido o Plano de Desenvolvimento do AIR Centre, que prevê a constituição, ainda este ano, de uma equipa de Observação da Terra.



Este plano será alvo de um protocolo entre o Governo dos Açores e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o objetivo de estimular e potenciar novas atividades de investigação e inovação, a alavancar através do AIR Centre, estando prevista a criação de uma equipa de investigadores para observação da Terra.


A apresentação do projeto Terceira Tech Island, pelo Vice-Presidente do Governo, Sérgio Ávila, no espaço dedicado aos 'boot camps' em linguagem de programação, na Praia da Vitória, bem como uma visita ao Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira – Terinov, em Angra do Heroísmo, são outros dos pontos da agenda.
   

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados