Açoriano Oriental
ASAE apreende toneladas de alimentos em operação contra fraude alimentar
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, nos últimos dois meses, milhares de quilos de alimentos no âmbito de uma operação internacional que decorreu em simultâneo em 47 países.
ASAE apreende toneladas de alimentos em operação contra fraude alimentar

Autor: Lusa/AO Online

 

Na operação contra a fraude alimentar, a ASAE apreendeu, por exemplo, 19.700 quilogramas de carne (e produtos à base de carne), 13.400 de pescado, 1.200 de fruta e 809 de produtos lácteos, entre outros alimentos.

De acordo com o comunicado da ASAE, hoje divulgado, foram também apreendidos 5.200 litros de bebidas espirituosas e 42 litros de água mineral e 63 litros de vinho.

Em causa estiveram infrações no âmbito da segurança alimentar, da legislação do setor, da rotulagem e dos direitos de propriedade industrial.

A operação internacional, na qual a ASAE participou pelo terceiro ano consecutivo, decorreu entre dezembro e janeiro últimos, com ações de inspeção junto de diversos operadores económicos nacionais da área alimentar ao longo de todo o circuito produtivo e comercial.

A ação, denominada OPSON (operação conjunta da Interpol e da Europol) tem como objetivos “identificar e desmantelar redes de crime organizado envolvidas na produção e/ou comercialização de produtos alimentares objeto de práticas fraudulentas; reforçar a cooperação entre diferentes entidades e sensibilizar os cidadãos para os perigos associados à fraude alimentar, particularmente decorrentes da falsificação de géneros alimentícios”, diz-se no comunicado.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados