Ambiente

Artigo sobre projecto do Parque Patrimonial do Mondego premiado em congresso internacional


 

Lusa/AO online   Nacional   23 de Nov de 2008, 14:48

Um artigo científico sobre o projecto do Parque Patrimonial do Mondego (PPM), que visa a revitalização e valorização da zona ribeirinha, ganhou o primeiro prémio num congresso internacional de turismo em Peniche.

O primeiro prémio em comunicações científicas foi atribuído, no âmbito do II Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Oeste, a um artigo que é uma co-autoria de Nuno Martins, coordenador do PPM, Cláudia Costa, geógrafa e bolseira em investigação da Universidade de Coimbra, e Vasco Gomes, engenheiro informático e colaborador da Netvita. "Gestão das Paisagens Culturais - a figura de Parque Patrimonial e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação" é o tema da comunicação premiada durante o evento organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria, que decorreu, na semana passada, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche.
Segundo uma nota divulgada hoje em Coimbra pelos promotores do PPM, o trabalho aborda o tema da reabilitação das paisagens culturais através de parques patrimoniais e o papel das novas tecnologias da informação no apoio aos visitantes, centrando-se no caso de estudo do projecto, em curso desde Julho de 2007, do Parque Patrimonial do Mondego. 
De um lote inicial de trinta comunicações, foram seleccionadas vinte e apresentadas a concurso. Participaram investigadores e docentes do ensino superior de diversos países europeus, tendo sido atribuídos prémios aos primeiros quatro classificados.
Depois da XIX Tourism Summit (Chamonix-Mont-Blanc, Dezembro de 2007) e do I Concurso Nacional de Ideias em Turismo (Aveiro, Maio de 2008) esta é a terceira vez que o projecto do Parque Patrimonial do Mondego é alvo de uma distinção no domínio do turismo, desta vez como caso de estudo, adianta a nota.
Envolvendo várias entidades, o projecto do Parque Patrimonial do Mondego visa a revitalização e valorização da paisagem cultural das margens do rio entre o Porto da Raiva, no concelho de Penacova, e a foz, na Figueira da Foz.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.