Açoriano Oriental
Arquivo do Museu Militar dos Açores remodelado após investimento de 300 mil euros
O acervo documental militar dos Açores vai passar a estar acessível ao público, após um investimento de 300 mil euros na remodelação das instalações do Arquivo do Museu Militar açoriano, em Ponta Delgada.
Arquivo do Museu Militar dos Açores remodelado após investimento de 300 mil euros

Autor: Lusa/AO Online

“Temos neste arquivo um acervo riquíssimo. Um acervo documental militar desde meados do século XIX até à atualidade, com o maior grosso de toda a documentação que foi produzida nas unidades nos Açores durante a Segunda Guerra Mundial, ordens de composição de unidades, dispositivos, processos individuais, registos de unidades”, afirmou o diretor do Museu Militar dos Açores, tenente coronel Girão Lima, em declarações à Lusa.

As obras de remodelação do Arquivo Documental do Museu Militar dos Açores, localizado no Forte de São Brás, na cidade de Ponta Delgada, em São Miguel, são inauguradas no sábado pela secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional, Berta Cabral, após um investimento do Ministério da Defesa Nacional orçado em 300 mil euros.

O diretor do Museu Militar dos Açores disse que a remodelação permite "acondicionar em condições ótimas de humidade e temperatura" o material do arquivo documental, que passará a estar acessível ao público e a investigadores.

Segundo o gabinete da secretária de Estado da Defesa, a falta de climatização "era particularmente grave nas salas do antigo paiol do século XVIII, onde a humidade relativa média rondava os 70 por cento, e sem proteção contra incêndios e/ou inundações", pelo que "os documentos que constituem uma das mais importantes fontes de investigação histórica nos Açores corriam graves riscos".

"A remodelação incluiu a aquisição de estantes e climatizador e contribui para a recuperação global do Forte de São Brás e para a criação de um Polo Cultural Militar dos Açores. O investimento permitirá que o arquivo possa voltar a ser consultado pelos interessados, nomeadamente investigadores da Universidade dos Açores", ainda segundo a mesma fonte.

Após a inauguração, e segundo Girão Lima, "técnicos superiores do arquivo municipal de Ponta Delgada" vão colaborar na instalação de toda a documentação e a partir daí o arquivo "será aberto ao público que o queira consultar".

Antes do início da I Guerra Mundial, este acervo esteve na Terceira, mas com a transferência do Comando Militar dos Açores para Ponta Delgada, todo este material acabou por ir para São Miguel, tendo estado em vários sítios, o último dos quais o Palácio de Santa Catarina.

O diretor do museu revelou ainda que o arquivo "está instalado no Forte de São Brás desde 2004", mas durante o transporte a documentação "ficou muito misturada".

"Assim, toda a documentação será agora catalogada e registada em base de dados que passará a estar integrada na do Arquivo Geral do Exército e Arquivo Histórico, permitindo também consultar, através da rede do Exército, o que existe em Lisboa e o que existe aqui", explicou.

O Arquivo Documental está incorporado no Museu Militar dos Açores, criado em 1993 e inaugurado em 2006, com o objetivo de preservar e dar a conhecer à comunidade a história militar nos Açores, como "infraestruturas construídas na região e documentação produzida por todas as unidades e órgãos que estiveram no arquipélago desde o início do século XIX".

“Temos um acervo documental e material bastante rico”, frisou o diretor do Museu Militar dos Açores, onde os visitantes podem apreciar, por exemplo, fardamento, armas ligeiras e pesadas e artilharia antiaérea.

Há cerca de duas semanas, a infraestrutura "recebeu material das reservas do Museu Militar de Lisboa", o que "vai permitir criar algumas bolsas temáticas, com alguns eventos da história de Portugal onde os Açores tiveram uma participação mais ativa, nomeadamente, na União das Coroas Ibéricas, das invasões francesas, as guerras liberais, a I e II Guerras Mundiais", adiantou ainda Girão Lima.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados